Doença periodontal e higiene bucal são temas de programa

 

 

 

 

 

 

 

"Sorria! O Serviço de Saúde vai até você!" Este é o slogan do kit de higiene bucal oferecido na palestra A Saúde começa pela boca, ministrada pela dentista Carolina Calabrich, do Serviço Médico do Tribunal, realizada na manhã de quarta-feira (19), na Presidência do TRT5. O foco da apresentação foram as doenças periodontais que mais acometem as pessoas. A palestra faz parte do Programa de Promoção da Saúde Bucal, incluído no Programa de Qualidade de Vida do TRT5.

 

Ao demonstrar por meio de cartazes informativos, a dentista explica sobre os sintomas da doença periodontal como a gengivite, o sangramento na escovação e o mau hálito, que são causados pela higiene inadequada, pelo fumo, que agrava a progressão da doença, e pela diabetes quando não há um acompanhamento regular ao dentista. "A preocupação da saúde vem além da estética. A doença periodontal é uma infecção que afeta as estruturas de sustentação dos dentes".

 

Carolina ressalta que esta doença surge a partir da placa bacteriana, formada por uma colônia de bactérias que se nutrem de alimentos adocicados como café, doces, biscoitos etc, tornando os dentes porosos. "A infecção na boca pode causar até a doença cardiovascular e o AVC, pois as toxinas da doença periodontal agem diretamente nas paredes dos vasos sanguíneos, alterando o metabolismo e sendo responsável por baixar a imunidade".

 

Em conjunto com a coordenadora do Programa de Promoção da Saúde Bucal do TRT5, Cristiane Valadares, as odontólogas orientaram, por meio de um protótipo dentário, a maneira correta de escovar os dentes. Informaram também a importância de trocar a escova a cada três meses, de usar a escova interdental em caso de próteses e aparelhos, e de limpar a língua.

 

Segundo Cristiane Valadares, o projeto já foi realizado no Fórum do Comércio. Além de levar informações sobre saúde bucal, deve proporcionar  instrumentos como um dispenser de fio dental e um enxaguatório bucal nos lavatórios para funcionários e magistrados.

 

A servidora Sheyla Veloso, que assistiu à palestra, afirmou que foi "bastante esclarecedora e educativa. Ajudou a visualizar e a entender como se forma uma placa bacteriana e a utilização adequada da escova e do fio dental".

 

Ascom TRT5 (Jaqueline Vaz) - 20/9/2012