Emissão de certificação digital CNJ para magistrados vai até sexta, 19

 

Os magistrados do TRT5 têm até esta sexta-feira, dia 19, para fazer a emissão dos seus certificados digitais CNJ de forma rápida e  prática, numa estrutura especialmente montada para esse fim na sala de sessões do Tribunal Pleno, em Nazaré. Na manhã desta quinta, a presidente do Tribunal, desembargadora Ana Lúcia Bezerra, confeccionou em poucos minutos o seu certificado (foto) e obteve a ferramenta para assinar digitalmente os documentos mesmo quando estiver atuando fora de seu gabinete.

 

O trabalho de confecção dos certificados está sendo realizado por uma equipe de sete funcionários da empresa Certisign, a maioria vinda de São Paulo especialmente para a operação, que já emitiu a certificação de 66 magistrados nesta semana. De acordo com o analista Eliezer Santiago, da Secretaria de Informática do TRT5, 90 pessoas pré-agendaram o seu cadastro, mas a estrutura montada ainda comporta novos agendamentos. As atividades são realizadas das 8 às 18 horas.

 

A juíza Luziane Silva Carvalho Farias, auxiliar da Vara do Trabalho de Santo Amaro, que também fez a sua certificação na manhã de hoje, mostrou-se bastante otimista com as possibilidades que a nova ferramenta oferece. "Já houve situação em que eu estava fora da jurisdição e precisei assinar um interdito proibitório referente a uma greve. Com a certificação digital, poderia resolver a distência casos urgentes como esse", disse. A magistrada citou também as sentenças, que poderá assinar de forma digital, o que representará ganho de tempo também para as partes.

 

Documentos - A Certisign informa que os magistrados que tiverem título de eleitor diferente dos demais documentos devem apresentar certidão de casamento ou certidão de casamento com averbação de divórcio, se este for o caso. De qualquer forma, no comparecimento ao Pleno, será necessário levar cópias e originais de RG,  CPF,  foto 3x4, título de eleitor e comprovante de residência.


Os juízes que têm outra certificação devem providenciar inscrição na nova ferramenta, que é mais prática e compatível com os sistemas informatizados do Judiciário. Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones 3319-7612 (Certisign) e 3284-6777 (SI Atende).

 

Ascom TRT5 - 18.11.2010 (atualizada às 18h)
Use os dois lados do papel para imprimir e escrever. A produção dele requer água, energia e sacrifica árvores.