''O empregado é visto como super-homem que deve suportar tudo''

 

''Na pós-modernidade o empregado é visto como super-homem que deve suportar tudo'', criticou o jurista José Affonso Dallegrave Neto (foto), durante a apresentação da palestra 'Direito à felicidade na Pós-Modernidade'. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (22), no auditório do Pleno do Tribunal, como parte da programação da I Semana Institucional do TRT5.

 

O palestrante, que também é professor na Faculdade de Direito de Curitiba, conduziu a apresentação de forma dinâmica e bem humorada, alertando os magistrados a respeito dos pilares da Pós-Modernidade, que, segundo ele, são o indivíduo, o mercado e a tecnologia. ''Existe um paradoxo no qual o indivíduo está melhor aparelhado, mas está triste, isolado, ansioso e sem referência'', lamentou.

 

Citando o sociólogo Zygmunt Bauman, Dallegrave chamou a atenção, ainda, para os relacionamentos que se tornam cada vez mais instantâneos e descartáveis, resultado de uma sociedade fissurada em velocidade. ''A internet aproxima quem está longe e afasta quem está perto'', denunciou.

 

Dallegrave finalizou sua participação pontuando fatores que ajudam o indivíduo a ser feliz no trabalho: ''bem estar social, gostar do que faz, ser compreendido e valorizado, trabalhar sem rigor e estresse excessivo, receber salário justo e ter suas expectativas atendidas''.

 

OFICINAS - Dando continuidade à programação, desembargadores e juízes participaram de seis oficinas, de 30 minutos cada, sobre os temas: Gestão de estresse, com as psicólogas do TRT5 Mariana Lima e Sara Cunha; Respiração consciente para uma vida saudável, com a psicóloga Ana Lucia Ribeiro de Freitas; Obesidade, o mal do século, com o endocrinologista Osmário Salles; Alimentação saudável, com o nutricionista Luciana Ferreira da Silva; Otimizando a eficiência no trabalho, com a fisioterapeuta, Nairan Carvalho Amorim Nascimento, servidora do TRT5; e Os benefícios da atividade física para a saúde, com o educador físico Ediney Freitas Rios.

 

Nesta sexta-feira (23), às 8h30, acontecerá plenária para apreciação das propostas discutidas nos grupos de trabalho, que se reuniram no decorrer desta quinta-feira (22). A cerimônia de encerramento será realizada às 13 horas, também no auditório do Pleno, com a presença da presidente e do corregedor-regional do Tribunal, desembargadores Vânia Chaves e Valtércio de Oliveira, ausentes nos dois primeiros dias em função do Coleprecor.

 

Veja abaixo o que já aconteceu na Semana Institucional:

 

22/11/2012 11:11|

Grupos discutem processo, saúde e prerrogativas na Semana Institucional

22/11/2012 08:01|

''Juiz que só fala nos autos faz parte do passado''

21/11/2012 06:50|

Psicólogo fala sobre estresse da magistratura durante Semana Institucional

21/11/2012 04:00|

Semana Institucional: médica sugere mudanças para promover a saúde

21/11/2012 12:38|

Em artigo no jornal A Tarde, presidente do TRT5 fala da Semana Institucional

21/11/2012 11:00|

Semana Institucional começa debatendo planejamento, estrutura e saúde

 

Ascom TRT5 (Rita Martins) - 23.11.2012