Encontro de diretores busca melhorias no trabalho das varas

 

 

Diretores de vara se reúnem nesta quinta (6) e sexta-feira (7), no Hotel Fiesta, para discutir as práticas comuns, inovações e problemas. O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, abriu o evento, acompanhado do corregedor regional, desembargador Tadeu Vieira, da vice-presidente, desembargadora Nelia Neves, e dos secretários-gerais Manoel Neto (administrativo) e Luciana Aguiar (judiciária).

 

A vice-presidente falou da modernidade dos treinamentos de hoje no trabalho desenvolvido pelo TRT, em relação ao de décadas passadas, quando ela ingressou na Casa, "pois a capacitação dos servidores era algo quase inalcansável, e hoje vemos que há constantes cursos preparatórios, o que muito aprimorou o nosso quadro funcional".

 

O corregedor falou que espera que "o simpósio seja proveitoso pelos temas palpitantes que serão tratados - sugestões de melhorias no PJe- novas funcionalidades e principalmente no que diz respeito à redução de danos em razão do uso continuo do computador -, nos dá a possibilidade de rever nossos colegas e manter a salutar cordialidade que sempre existiu e que com certeza continuará existindo entre nós".

 

 

O secretário-geral, Manoel Neto, apresentou as respostas ao questionário apresentado no ultimo encontro pelos diretores sobre as rotinas de trabalho, respondendo às perguntas dos diretores.

 

O presidente apresentou as ações dos últimos 20 meses de gestão, tanto na área judiciária, quanto na administrativa, e também a conquista de metas da Justiça do Trabalho e do CNJ, as inovações trazidas com o processo eletrônico, e ainda, as melhorias nas unidades físicas do interior, além de dificuldades e soluções para as questões como a troca dos elevadores do fórum de Salvador, problemas gerados pelas fortes chuvas e com a dedetização e as recomendações da vigilância sanitária que emitiu laudo com restrições sobre a alimentação nos prédios do tribunal. "Os senhores são o braço direito e esquerdo dos magistrados, que Deus conserve nos senhores essa confiança dos magistrados, pois estamos, e continuaremos juntos por uma Justiça melhor e cada vez mais justa, lutando para atender bem a comunidade que nos procura". Ele também falou dos efeitos gerados pela greve passada, que reduziu o porte do Tribunal de grande para médio, "já que as estatísticas não espelharam a realidade processual da JT baiana" .

 

Em seguida, o consultor Renan Sinach, autor do livro Gestão por Competências no Serviço Público e contratado pelo Tribunal para ministrar o treinamento, apresentou palestra sobre o tema, que vem sendo desenvolvido pelo TRT5 desde 2013, apresentando, ainda, o dado de que 91,30% dos servidores tiveram avaliação comportamental, sendo que no setor público está avaliação é de apenas 71,10%.

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 07/8/2015