Entidades e grupos beneficentes buscam apoio no TRT


A servidora Irene Lemos, servidora do TRT5, em meio às crianças de Ipuaçu

 

Quem quiser promover um natal feliz para pessoas carentes, pode seguir o exemplo de magistrados e servidores do TRT e praticar a solidariedade, com doações ou trabalho voluntário (Ver lista abaixo). Você também pode sugerir a divulgação de entidades carentes pelo e-mail ascom@trt5.jus.br. Outra opção é adotar uma das cartas de crianças do Projeto Papai Noel do Correios,  retirando-a no Serviço de Projetos Especiais (Sapes), em Nazaré, ou na Administração do Fórum do Comércio.

 

O projeto dos Correios, que começou com os carteiros tentando responder às cartinhas das crianças para o ¿Bom Velhinho¿, foi assumido pela empresa em 1997. A adoção de cartas deve ser feita até o dia 12 de dezembro e a entrega de presentes precisa acontecer até o dia 19 seguinte, no mesmo lugar de retirada das cartas. É necessário embalar e endereçar corretamente a doação, para que ela chegue ao destinatário. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3319-7667 (Sapes).

 

Veja outras formas de ajudar a quem precisa:

 

NACCI ¿ Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (Rua do Alvo, 45, fones 3322-4198, 3322-4198 e 3326-9313). O que faz: dá suporte a famílias de baixa renda de todo o estado que têm filhos de zero a 18 anos em tratamento de câncer nos hospitais Martagão Gesteira, Santa Izabel e Aristides Maltez. Atualmente, são 670 crianças cadastradas. Quem apóia: Ismar Mascarenhas, chefe da Central de Cargas, Jaqueline Rocha, diretora do Serviço de Distribuição de Mandados Judiciais, Avaliação e Depósito (SDMAD) e Edson Alves, da Secretaria Administrativa. Como ajudar: a arrecadação é feita no SDMAD (térreo do Fórum do Comércio) e na SA (2º andar do Fórum Administrativo, em Nazaré). Podem ser doados alimentos não-perecíveis, roupas, fraldas e brinquedos. Doações em dinheiro podem ser depositadas diretamente nas seguintes contas bancárias: Banco do Brasil, agência 2798-7, conta 6576-5; Caixa, agência 1509-3, conta 121-4; e Bradesco, agência 3021, conta 190.464-7.

 

Escola Clínica Evolução ( Rua Alberto Fiúza, 500, no bairro do Imbuí, telefone 3231-1502, www.evolucao.org.br,  e-mail evolucaoinespi@ig.com.br). O que faz: oferece serviços especializados no tratamento de autismo e hiperatividade, visando ao desenvolvimento de habilidades, dando apoio psicológico e preparando os jovens para o relacionamento com o mundo. Além de atender meninos e meninas, a instituição agrega as famílias dos alunos carentes, que trocam experiências e aprendem a lidar com as dificuldades de inserção. Cerca de 100 alunos são atendidos permanentemente, inclusive fazendo lanches e refeições. Quem apóia: a desembargadora do TRT5 Graça Boness. Como colaborar: doações devem ser feitas na conta 4.464-4, agência 3460-6, do Banco do Brasil. Notas fiscais também podem servir para trocas com o Governo do Estado.

 

IV Festa de Natal de Ipuaçu - ( Km 14 da BR 116, distrito de Feira de Santana). O quê: no dia 14 de dezembro, um grupo de voluntários estará promovendo uma festa de Natal para 90 crianças com idades de um a 12 anos que moram em Ipuaçu, uma das mais pobres comunidades do nosso Estado. É a quarta vez que o evento está sendo realizado e a cada ano aumenta o número de participantes. Quem apóia: Irene Lemos, do SDMAD, familiares e amigos. Como colaborar: quem quiser "adotar" uma das crianças para presentear, deve entrar em contato com Irene, pelo e-mail irenelemos05@yahoo.com.br ou pelo telefone 3284-6551, das 10 às 18h, ou pelo celular 8831-8660.

 

Lar Pérolas de Cristo (Rua da Fraternidade, s/n, próximo ao Hospital João Batista Caribé, Coutos, 3397-2131) - O que faz: abrigo de crianças e adolescentes vítimas de negligência. A instituição funciona como um lar provisório, onde crianças que foram separadas da família por maus-tratos, abusos e violência são abrigadas. Elas são encaminhadas pelo Ministério Público, até que os responsáveis sejam julgados. Em janeiro deste ano, o Lar sofreu um terrível incêndio, que destruiu os brinquedos, livros e roupas das crianças abrigadas. Quem apóia: Anizaura Fontes e Geisa, do SDMAD. Como colaborar: doando alimentos não perecíveis, roupas, calçados, livros e brinquedos, no SDMAD, ou dinheiro, que deve ser depositado no Banco Bradesco, Ag. 3551-3, cc 12707-8.

 

Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA (3117-8016/8017). O que faz: por meio do imposto de renda, o contribuinte pode colaborar com o fundo que destina todo o valor arrecadado exclusivamente para execução de projetos aprovados pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, fiscalizado pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Município. Pessoas físicas que declaram no modelo completo podem deduzir até 6% do imposto devido apurado na declaração a ser entregue no ano seguinte. Pessoas jurídicas podem deduzir até 1% do imposto de renda apurado pelo Lucro Real na declaração a ser entregue no ano seguinte. Quem apóia: Sadinoel Pereira de Souza, do Serviço de Patrimônio e Suprimento. Como colaborar: o contribuinte deverá efetuar o depósito na conta bancária do FMDCA (Agência 3832-6, conta 930400-2) e solicitar o recibo por telefone. 

 

Ascom TRT5 - 26/11/2009