Entrega da Comenda 2 de Julho ao desembargador Jéferson Muricy movimenta plenário da Assembleia Legislativa

Desembargador com diploma, ao lado da família e deputado

O auditório da Assembleia Legislativa da Bahia ficou repleto na manhã desta sexta (22/9), na solenidade de outorga da Comenda 2 de Julho, maior honraria da Casa, ao desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) Jéferson Muricy, eleito próximo presidente do TRT-5. A proposta de concessão da honraria foi feita pelo deputado Bobô, que, em breve pronunciamento durante a cerimônia, destacou o merecimento da homenagem “pelo notável serviço prestado, sobretudo em favor dos interesses de menores, da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e no combate ao trabalho infantil”.

Mesa do evento

A mesa da solenidade foi composta pela presidente do TRT-5, desembargadora Débora Machado, e por membros de outras instituições baianas. A procuradora-geral do estado, Bárbara Camardelli, representou o governador; o desembargador Lidivaldo Britto representou o presidente do Tribunal de Justiça; e o procurador de Justiça João Paulo de Oliveira representou a procuradora-geral de Justiça da Bahia. Também fizeram parte da mesa o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, desembargador Roberto Maynard Frank; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Luís Carneiro Filho; a defensora pública Mônica Aragão, representando a defensora pública geral; o vereador de Salvador Augusto Vasconcelos; a vice-presidente da Seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil, Christianne Gurgel; o presidente da Associação dos Magistrados de Justiça do Trabalho da 5ª Região, juiz Leonardo Landulfo Jorge; o presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas, Rodrigo Olivieri Macedo; o ex-prefeito da cidade de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro; e o empresário Edmundo Garcia.

A cerimônia começou com o anúncio da entrada do desembargador ao som das músicas “Travessia” (Milton Nascimento e Fernando Brant) e "Reconvexo" (Caetano Veloso). Em seguida houve a execução do Hino Nacional, os pronunciamentos do deputado Bobô, do ex-prefeito Carlos Brasileiro e do vereador Augusto Vasconcelos. A entrega da comenda, feita pela esposa do homenageado, Raquel Muricy, e seus filhos, aconteceu ao som de “Força Estranha” (Caetano Veloso). Após o pronunciamento do desembargador Jéferson Muricy, ocorreu o encerramento com a execução do “Hino ao 2 de Julho”. Toda a parte musical da solenidade, inclusive os hinos, foi cantada pela servidora do TRT-5 Patrícia Brandão (Paty Brandão), acompanhada por Ruan de Souza ao violão.

Durante os pronunciamentos, o deputado Bobô ressaltou a origem comum dele e do desembargador Muricy na cidade de Senhor do Bonfim; a paixão de ambos pelo futebol e a sua admiração pela trajetória do magistrado. Já o vereador Augusto Vasconcelos lembrou o compromisso do homenageado com o Direito do Trabalho, com uma visão humana da Justiça e com a busca de uma sociedade mais justa. O ex-prefeito de Bonfim, Carlos Brasileiro, centrou sua fala na importância histórica do município para o Brasil e na forma como Jéferson Muricy honra aquela comunidade com suas próprias ações.

O desembargador fez uso da sua fala para registrar o orgulho de ser natural da Bahia, um estado que teve papel decisivo na independência brasileira, ainda mais podendo ostentar no peito uma comenda alusiva à data magna desta luta. Segundo ele, a honra é maior pelas personalidades que já receberem a mesma distinção, como Cid Teixeira, Cláudio Brandão, Jorge Hage, Margareth Menezes e Mãe Stella de Oxóssi, entre outros nomes. O magistrado foi enfático no agradecimento ao deputado Bobô e à Assembleia Legislativa pela Comenda e a todos que prestigiaram a entrega. Ao concluir, declarou emocionado seu reconhecimento à Justiça do Trabalho: “Ao longo de quase 40 anos, exerci meu ofício como advogado, procurador e magistrado, provi minha família e fiz amizades graças à Justiça do Trabalho e à comunidade humana que a conforma”.

Plenário

A cerimônia contou com a participação dos desembargadores do TRT-5 Luíza Lomba (corregedora), Marcos Gurgel (ouvidor), Agenor Calzans, Eloína Machado, Esequias Oliveira, Ivana Magaldi (corregedora eleita), Renato Simões, Susana Inácio (corregedora adjunta eleita) e Valtércio de Oliveira. Compareceram também a juíza Marília Sacramento, auxiliar da Presidência, e o juiz Murilo Sampaio; servidores e familiares do desembargador Jéferson Muricy.

Secom TRT-5 (Franklin Carvalho com fotos de Renata Carvalho) – 22/9/2023