Entrega de Comenda sela congraçamento do TRT5 com outras instituições

 

A quinta edição da Comenda Ministro Coqueijo Costa, da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (20),  contou com a presença de personalidades do meio político, jurídico e social da Bahia e do Brasil, que lotaram o auditório da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Canela. Foram homenageadas 54 pessoas e entidades da sociedade civil (veja a relação completa abaixo), selando o congraçamento do  Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) com outras instituições.

 

A cerimônia começou com a entrada dos desembargadores da Corte. Compuseram a mesa a presidente do TRT5 e Grã-Mestre da Ordem, desembargadora Ana Lúcia Bezerra Silva, o procurador-chefe da PRT5, Marcelo Brandão, e os membros do Conselho da Ordem, desembargadores Elisa Amado, Esequias de Oliveira, Nélia Neves e Débora Machado. Antes do início da cerimônia, os convidados acompanharam de pé a saudação ao Pavilhão Nacional conduzida pela tenente Soraia Vinhático, da Academia de Polícia Militar da Bahia, e a execução do Hino Nacional, ao piano, pelo subtenente da PM, Josué Santana da Paz.

 

Em seguida, a presidente do Tribunal iniciou as homenagens com a aposição da Comenda da Ordem no grau Grã-Cruz ao procurador-chefe Marcelo Brandão, seguida dos demais graus, entregues pelos desembargadores Elisa Amado (vice-corregedora), Esequias de Oliveira, Nélia Neves e Débora Machado. Um dos momentos tocantes ocorreu durante a entrega da Comenda, pela desembargadora Débora Machado, à mais nova integrante da 2ª Instância do TRT baiano, desembargadora Léa Nunes de Albuquerque, aplaudida de pé pelos demais membros da Corte.

 

Magistrados e servidores do TRT baiano também estavam entre os agraciados. Todos os servidores agraciados receberam a medalha da própria presidente Ana Lúcia, por relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho da Bahia. A servidora aposentada Lúcia Biondi, uma das agraciandas, não pôde comparecer à solenidade, por motivo de saúde, mas receberá a honraria em outra ocasião.

 

No final da cerimônia, o músico Yacoce Simões e a cantora Ana Mametto prestigiaram os presentes com a música É preciso perdoar, uma composição do próprio Carlos Coqueijo Costa, magistrado que dá nome à comenda entregue. Eles também dedicaram à presidente do TRT baiano a canção O que é, o que é?, do cantor e compositor Gonzaguinha.

 

A COMENDA - Criada em 2003 pelo TRT da Bahia, a Comenda Ministro Coqueijo Costa é uma homenagem a personalidades que prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho, como magistrados, lideranças políticas, servidores públicos, personalidades do meio jurídico e outras instâncias. Homenageia ainda a memória do ministro Carlos Coqueijo Costa, que foi presidente do TRT5 de 1967 a 1971, e está constituída nos graus de Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Oficial.


Este ano, a escolha dos homenageados - que leva em conta, entre outros critérios, a atuação de personalidades e instituições na área do Direito ou em outra atividade sócio-cultural -, foi feita pelo Conselho da Ordem, em reunião ocorrida no começo de junho, com as presenças das desembargadoras Ana Lúcia Bezerra Silva (presidente do TRT5 e Grã-Mestre da Ordem), Elisa Maria Amado de Moraes, Nélia de Oliveira Neves e Débora Maria Lima Machado.

 

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, mais outros seis ministros - três do TST, um do TCU, uma do STF e uma do STJ - não puderam comparecer à solenidade para receber a honraria, e agendarão outra data. Já os agraciados que compareceram, mas não retiraram ainda seus estojos e diplomas perante o cerimonial do evento poderão entrar em contato com a Secretaria Geral do Tribunal Pleno, através dos telefones (71) 3319-7076/7077.

 

Veja abaixo a relação completa dos indicados:

 

Grau Grã Cruz

 

1. João Oreste Dalazen
2. Marcelo Brandão
3. Léa Reis Nunes de Albuquerque


Grau Grande Oficial

 

1. Aroldo Cedraz de Oliveira
2. Antonio Ferreira do Nascimento
3. Augusto César Leite de Carvalho
4. Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello
5. Carlos Alberto Dultra Cintra
6. Cármen Lúcia Antunes Rocha
7. Cláudio Cajado Sampaio
8. Cleusa Regina Halfen
9. Dora Leal Rosa
10. Eliana Calmon Alves
11. Fernando Tourinho Neto
12. Jorge Antônio Andrade Cardoso
13. José Carlos Leão de Araújo
14. Kátia Magalhães Arruda
15. Lídice da Mata E Souza
16. Lilian Gonçalves
17. Maria de Assis Calsing
18. Maurício Teles Barbosa
19. Ney José de Freitas
20. Paulo Cézar Lisboa
21. Rita de Cássia Pinheiro Oliveira
22. Saul Venâncio de Quadros Filho
23. Silvia Carneiro Santos Zarif
24. Sinésio Cabral Filho
25. Telma Laura Silva Britto
26. Vanda Maria Ferreira Lustosa
27. Zalmino Zimmermann


 
Grau Comendador


1. Angélica de Mello Ferreira
2. Bruno Leonardo Guimarães Godinho
3. Colégio Antônio Vieira
4. Cynthia de Araújo Lima Lopes
5. Edivaldo Machado Boaventura
6. Edvaldo Pereira de Brito
7. Fernando Santana Rocha
8. Flávio Bernardo da Silva
9. Instituto Sócrates Guanaes
10.  Jairo Lins de Albuquerque Sento-Sé
11. João da Gama Filgueiras Lima - Lelé
12. Nilza Maria Costa dos Reis
13.  Pablo Stolze Gagliano
14.  Rui Vinhas Pereira
15. Thomas Bacellar da Silva
 
Grau Oficial


1. Ana Cristina Mota Oliveira
2. Arlene Maria da Silva Soares Cruz
3. Lúcia Maria Caldas Pimentel
4. Lúcia Maria de Oliveira Biondi
5. Maria Moraes de Carvalho Mota
6. Moema Rocha Guimarães
7. Rosilane Viana Prates
8. Sílvio José Baraúna de Freitas
9. Waldélia Vaz Silveira
10. Zacarias Vitorino de Oliveira Filho


 
Ascom TRT5 - 21.07.2011
Deixe o carro em casa duas vezes por semana. Assim deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.