Escola Judicial promove oficina sobre erradicação do trabalho escravo

A Escola Judicial do TRT5 promove nesta sexta-feira, dia 17, a Oficina sobre o Segundo Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo. O evento tem o apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, cujo ministro Paulo de Tarso Vannuchi será representado pelo assessor José Guerra. O evento é dirigido a magistrados e procuradores do Trabalho, assessores e assistentes de juiz.


A oficina começa às 9h no auditório da escola, no primeiro andar da sede administrativa do Tribunal, em Nazaré, com a palestra do jornalista Leonardo Sakamoto, coordenador da ONG Repórter Brasil, que desde 2001 acompanha o problema do trabalho escravo contemporâneo, informando à sociedade e desenvolvendo projetos que contribuem para a erradicação dessa prática.


Também participam do evento, que vai até as 17h, os juízes do Trabalho Maria das Graças Borges Freitas (3ª Região), Marcus Menezes Barberino Mendes (15ª) e Jônatas dos Santos Andrade (8ª), além do desembargador do TRT8 José Maria Quadros de Alencar. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (71) 3319-7158 / 7159 ou pelo endereço escolajudicial@trt5.jus.br.


PROGRAMA


¿ Abertura: Introdução à temática do trabalho escravo contemporâneo


¿ Diagnóstico do trabalho escravo contemporâneo
Expositor: Leonardo Sakamoto, Coordenador da Repórter Brasil


¿ Exibição do Filme: ¿Aprisionados por Promessas¿


¿ Suporte normativo e conceitual do combate ao trabalho escravo contemporâneo
Expositor: Leonardo Wandelli, Juiz Federal do Trabalho do TRT da 9ª Região

 

¿ Apresentação de caso e trabalho de grupo envolvendo o conteúdo da oficina
Motivadores/Expositores: Martha Halfeld Juíza Federal do Trabalho do TRT  da 3ª Região e Marcus Menezes Barberino Mendes, Juiz Federal do Trabalho do TRT da 15ª Região

 

¿ O processo judicial e a efetividade do processo na repressão e prevenção do trabalho escravo contemporâneo e as possibilidades de promoção do meio ambiente do trabalho.
Motivadores/Expositores: Jônatas dos Santos Andrade, Juiz Federal do Trabalho do TRT da 8ª Região e José Maria Quadros de Alencar, Desembargador Federal do Trabalho do TRT da 8ª Região

 

Ascom TRT5 ¿ 16.07.2009