Escutar pessoas é bom para o Judiciário, dizem presidente e ouvidora

 


Os desembargadores Valtércio de Oliveira, presidente do TRT5, e Ivana Magaldi, ouvidora, receberam, nesta quarta-feira (12/2), seis pessoas em audiência na primeira edição do Projeto Dia do Cidadão da atual gestão. Ambos afirmaram, já na abertura do evento, que a prática de conversar com os cidadãos, que desenvolvem desde o início de suas carreiras, como juízes, traz satisfação para todos os magistrados e influencia na realização de uma boa prestação jurisdicional.


"Desde a primeira instância, nas turmas, e também como corregedor, essa prática ajudou em muito na solução de processos", disse o presidente, explicando também que "o juiz tem obrigação de atender as partes. O Dia do Cidadão, uma iniciativa da desembargadora Marama Carneiro na Presidência do Tribunal e que tem sido mantida por outras gestões, traz dignidade para as pessoas que buscam informações e solução".


Já a ouvidora comentou : "quando fui designada ouvidora, fiquei feliz justamente por poder atender as partes. Isso torna a atividade do magistrado menos fria". Segundo o diretor da Coordenadoria de Projetos Especiais do TRT5, José Medrado, que organiza o Dia do Cidadão com o apoio da Coordenadoria de Ouvidoria, as partes atendidas "sentem-se bem em ser ouvidas por altas autoridades do Judiciário. São pessoas simples que não esperam ter essa resposta, e que ficam felizes com o espaço obtido".


Entre as demandas trazidas pelas partes atendidas nesta quarta, três se referiram a acordos não cumpridos, sendo duas envolvendo hospitais. Os reclamantes buscavam orientação sobre o prosseguimento das ações, algumas delas já transcorrendo no Juízo de Conciliação de 2ª Instância, onde poderão ser repactuadas.


O PROJETO - O Dia do Cidadão tem como propósito abrir um canal de comunicação direto entre a sociedade e a Administração do TRT5, atendendo a uma das diretrizes do Planejamento Estratégico do Regional. As inscrições para a nova edição serão abertas assim que divulgada a data da sua realização. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3319-7667, das 8 às 18 horas.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 12/2/2014