Especialista em linguagem ministra curso no TRT da Bahia

foto: Ascom TRT5

 

Começou nesta segunda-feira (23) e segue até esta quarta (25) o curso Linguagem Jurídico-Judiciária, promovido pela Escola Judicial do TRT da Bahia, e ministrado pelo professor Adalberto José Kaspary, especialista em linguagem e autor de diversos livros sobre o assunto. Entre os presentes no primeiro dia de treinamento estavam a vice-presidente do Tribunal, desembargadora Maria das Graças Laranjeira, a desembargadora Nélia Neves, além de juízes de primeiro grau e servidores que atuam como assistentes e assessores em gabinetes.

 

Em seu pronunciamento, o professor Kaspary defendeu a ideia de simplificar a linguagem jurídica, principalmente quando a comunicação é direcionada para o público externo. Nestes três dias de aula, a proposta do professor é abordar a linguagem de maneira simples e direta, de forma que as decisões judiciais sejam compreendidas de forma clara e sem complicação.

 

Na opinião da vice-presidente do TRT5, desembargadora Maria das Graças Laranjeira, que estava atenta à apresentação do professor, a atual tendência de tornar a linguagem jurídica mais adequada às massas é de extrema importância em todos os âmbitos do Judiciário. ''A busca por tal aprimoramento se faz necessária para que a comunicação dos Tribunais seja cada vez mais acessível à sociedade'', afirmou.

 

A necessidade de tornar a linguagem jurídica mais simples é também o entendimento da desembargadora Nélia Neves. ''Esta é uma forma de democratizar o acesso à Justiça por todos os cidadãos, uma vez que a linguagem se torna de fácil entendimento para todos que têm acesso às decisões proferidas pelo Tribunal e divulgadas através de canais, como o Portal'', disse.

 

PARTICIPE - De acordo com os organizadores do curso, desembargadores e juízes de primeiro grau do TRT baiano ainda podem prestigiar esse que é o primeiro módulo do curso Linguagem Jurídico-Judiciária. O treinamento segue até esta quarta-feira (25), das 15 às 18 horas, na Escola Judicial do TRT, que fica no 1° andar do Edifício Presidente Médici, em Nazaré.

 

Leia mais:

 

Escola Judicial traz professor de renome nacional para curso sobre linguagem

 

Ascom TRT5 - 24.04.2012