Estagiários do TRT5 participam de palestra de orientação profissional

 

 

A Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas do TRT5 (CDP) promoveu, em parceria com o Núcleo de Psicologia da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime - Salvador), uma palestra de orientação profissional para os estagiários de nível médio do Tribunal que atuam no turno vespertino. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (3/4) no auditório do Fórum do Comércio. No próximo dia 15/4, haverá nova palestra para os estagiários do turno matutino.

 

A servidora Itana Reis, chefe da Seção de Seleção de Convênios e Estágios da Coordenadoria, e a estagiária Sofia Soares de Azevedo iniciaram a palestra, que tinha por objetivo fazer com que os estagiários se conhecessem melhor, buscando identificar tendências e potencialidades para uma futura carreira profissional, e assim contribuir para seus processos de escolha.

 

Itana Reis e Sofia Azevedo (ao centro), e integrantes do Núcleo de Psicologia da Unime

 

Logo depois, as orientadoras do Núcleo de Psicologia da Unime deram continuidade à palestra. A coordenadora do Núcleo, a psicóloga Carmem Lúcia Barbosa, destacou que, após este primeiro contato, haverá outros encontros. "Espera-se que sejam oito, no total, com o objetivo de os estudantes conhecerem e refletirem sobre o mundo profissional e sobre si próprios, para que cada um deles possa fazer uma escolha bem feita”, explicou.

 

O processo de estágio de nível médio do TRT5 seleciona estudantes matriculados em instituições públicas e estudantes que participam de programas de bolsas em instituições particulares. Segundo Carmen, a atividade realizada pela CDP e pelo Núcleo de Psicologia da Unime "É um trabalho de cunho social, pois a orientação profissional existe no mercado, porém é um serviço pago. Logo, os estudantes de escolas públicas dificilmente têm acesso", concluiu.

 

Secom TRT5 (Joaquim Castro) - 04/04/2014