Estudantes de Direito da Unijorge conhecem 2ª Instância do TRT-BA

foto: Secom TRT5

 

Um grupo de 20 estudantes de Direito do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) esteve na tarde desta terça-feira (4) visitando as dependências do edifício-sede do TRT da Bahia (TRT-BA), em Nazaré. Os acadêmicos foram recepcionados na sala de sessões do Tribunal Pleno (foto) pela presidente do TRT-BA, desembargadora Vânia Chaves, pelo secretário-geral Carlos Alberto Martins Leite e pelos diretores da Secretaria-Geral Judiciária e Secretaria das Seções de Dissídios Coletivos e Individuais, Julieta Machado e Amílton Libório, respectivamente.

 

A desembargadora Vânia Chaves apresentou um breve panorama do funcionamento do Tribunal, abordando alguns dos programas promovidos e/ou apoiados pela Justiça do Trabalho baiana, como os de promoção ao trabalho seguro e combate ao trabalho infantil, por exemplo. ''Não nos contentamos mais em apenas receber o processo e julgá-lo. Queremos, na medida do possível, atuar nas causas do litígio com objetivo de evitar a ação trabalhista'', afirmou a magistrada, ao destacar a importância das ações nas quais o TRT-BA atua, muitas delas em nível nacional e com a participação, inclusive, do segmento empresarial.

 

foto: Secom TRT5

 

Em seguida, o diretor da Secretaria das Seções de Dissídios Coletivos e Individuais, Amílton Libório, explicou aos discentes as atribuições de cada órgão julgador da 2ª Instância (SEDC, Sedi I e II) e mostrou o caminho percorrido pelo processo através do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). O passo a passo foi acompanhado com atenção pelos estudantes, que conheceram ainda as instalações se outros setores do Tribunal.

 

Para o advogado e professor Maurício Branco, que acompanhava os alunos, visitas como essa são fundamentais para a formação do estudante. ''Além de dar o entendimento de como o conhecimento é aplicado na prática, tais experiências evidenciam o lado humano da Justiça'', afirmou, ao elogiar a disposição da presidente em reservar um horário de sua agenda para receber os estudantes. Além de Maurício, o grupo estava acompanhado de Cínzia Barreto de Carvalho, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unijorge.

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 05/06/2013