Estudantes de faculdade paulista visitam obra do TRT5 no CAB

 

O professor Pedro Freire e 59 estudantes de Arquitetura da Faculdade Escola da Cidade (São Paulo) visitaram na manhã desta terça-feira (2/10) as obras do edifício administrativo 4, primeiro prédio que está sendo erguido no complexo da nova sede do TRT5 no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A visita faz parte de um programa de viagens monitoradas que aquela instituição já desenvolve há 10 anos para conhecimento de paisagens arquitetônicas. Segundo o professor Freire, "a arquitetura precisa ser visitada, e a observação das edificações dá uma contribuição fundamental ao ensino".

 

A turma está em Salvador desde sábado (29/9), e já esteve no Teatro Castro Alves, no Museu de Arte Moderna (MAM) e no Pelourinho, reservando tempo, também, para conhecer as obras do arquiteto João Filgueiras, o Lelé, como a sede do Tribunal Eleitoral (TRE-BA), a Capela do CAB e as obras do TRT5. Ainda de acordo com o professor, esta última etapa é a mais importante da visita: "é algo que difere de tudo o que se vê no resto do Brasil, inclusive em São Paulo, no que se refere aos sistemas construtivos. Interessante porque tem muita coisa de Lelé reunida aqui no CAB e são construções de diversas épocas". Freire informou que o grupo segue viagem para Recife, onde finaliza o seu itinerário.

 

Toda a visita foi acompanhada pelo arquiteto Fernando Minho, do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat (empresa responsável pelo projeto), que falou sobre o sistema estrutural, materiais utilizados e vãos da estrutura, além de outros aspectos, como o tempo de construção.

 

Da parte do Tribunal, o suporte foi fornecido pela engenheira de segurança Lidiane Souza Pinheiro, pelo arquiteto Rivaleno Costa, pelos engenheiros civis Rômulo Polari Filho e Luis Tejerizo e pelos estagiários Caio Jesus da Silva e Mayana Almeida Campos, todos do Departamento de Obras do Tribunal, cuja chefe, Ana Guimarães, também esteve presente. A Cinzel Engenharia Ltda, empresa construtora do módulo, foi representada pelo engenheiro Celso Pinheiro Magalhães e pela engenheira de segurança Cláudia Cândido.

 

Ascom TRT5 - (Franklin Carvalho)- 2.10.2012