Evento no TRT reforça campanha para deficientes auditivos

 

 

A Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia (Apada-Bahia) recebeu os primeiros donativos recolhidos na campanha Seja um Amigo Presente, na manhã da última quinta-feira (5/12), no Fórum do Comércio. A entrega, feita pelo diretor da Coordenadoria de Projetos Especiais (CPE), José Medrado, e pela servidora Zenita Fagundes Guedes, do Setor de Digitalização, ocorreu durante a apresentação do grupo de percussão Batuque de Surdo, da Apada, no térreo do edifício. A banda recebeu aplausos entusiasmados de magistrados, advogados, servidores e do público.

 

A campanha tem por objetivo presentear crianças de 3 a 12 anos de idade atendidas pela Associação até o próximo dia 18. Quem quiser colaborar deve escolher uma ou mais fotos que estão em árvores de Natal nos andares térreos do prédio das Varas de Salvador e do Edifício Ministro Coqueijo Costa (em Nazaré), comprar os presentes e entregá-los na Administração do Fórum do Comércio (3º andar), ou na CPE (5º andar do Edifício Presidente Médici, em Nazaré). Segundo Zenita Guedes, o apoio da Secretaria de Coordenação Judiciária de 2ª Instância e do Setor de Digitalização foram fundamentais para a iniciativa.

 


A parceria do TRT da Bahia com a Apada foi formalizada em agosto de 2012, através de um convênio que possibilitou a contratação, inicialmente, de 25 profissionais com deficiência auditiva. Eles prestam serviços ao Setor de Digitalização, vinculado à Secretaria de Coordenação Judiciária de 2ª Instância. O trabalho desenvolvido ao longo desses 15 meses deu certo, e o TRT baiano tem servido de modelo para outros órgãos - como UFBA e Procuradoria do Governo do Estado, por exemplo -, que já visitaram o setor para conhecer a dinâmica do trabalho e o exemplo de inclusão social e inserção no mercado proporcionado pela iniciativa.

 

IPUAÇU - Pelo 9º ano consecutivo, a servidora aposentada Irene Lemos  arrecada brinquedos e alimentos para mais de 250 crianças de 0 a 12 anos que moram em Ipuaçu, distrito de Feira de Santana, no Km 14 da BR 116. A  juíza Angélica Ferreira, atual Administradora do Fórum do Comércio, está apoiando a campanha, e liberou  o saguão do prédio para a colocação da árvore natalina, que contém os nomes e idades das crianças que poderão ser presenteadas.


 
A festa será no dia 22/12 e os presentes devem ser entregues até 18/12. A entrega poderá ser feita em Nazaré, na Seção de Análise Documental, que fica no 6° andar do Edifício Médici, ou no Comércio, na Central de Mandados, sob os cuidados de Jaqueline e Gal.


 
A própria Irene (tel: 8831-8666) tem cartões com os dados de algumas crianças para que os colaboradores direcionem suas doações. O juiz auxiliar da Presidência Gilmar Carneiro também está apoiando a iniciativa distribuindo cartões com os magistrados. Já os servidores aposentados podem colaborar entrando em contato com a ASA5.


 
No evento em Ipuaçu, também acontecerá uma homenagem às crianças que se destacaram no ano letivo, em parceria com escola pública local, com o objetivo de incentivar  as crianças a se dedicarem aos estudos.

 

ATUALIZAÇÃO - Durante a tarde desta sexta (6/12), aconteceu a entrega dos presentes recolhidos pela campanha à presidente da Apada, Marizandra Dantas, na sala do Setor de Digitalização, em Nazaré (foto abaixo). Mais informações sobre as formas de colaborar podem ser obtidas pelo telefone 71-3319-7667 (Projetos Especiais).

 

 

Secom TRT5 - 6/12/2013 (atualizada às 14h16)