Faltam 10 dias para o fim do Censo dos Magistrados

foto: CNJ

 

Os 111 juízes e desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) que ainda não responderam ao Censo dos Magistrados têm apenas 10 dias para poder opinar sobre os principais desafios enfrentados pela magistratura e contribuir com a melhoria da prestação jurisdicional no País. A partir do dia 13 de dezembro - sexta-feira da próxima semana - o questionário elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) não estará mais disponível no portal do CNJ.

 

A pesquisa, que visa conhecer o perfil dos magistrados brasileiros, já foi respondida por 93 juízes de 1º e 2º graus do TRT5, número que representa 45,59% do total. Em todo o país, a quantidade de participantes é de aproximadamente oito mil pessoas, entre juízes, desembargadores, ministros e conselheiros, o que corresponde a 46,90% dos 16.905 habilitados a responderem da pesquisa. 

 

Segundo dados do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ, responsável pelo censo, sete tribunais (entre militares, do trabalho e estaduais) já ultrapassaram a marca dos 70%, mas ainda há pelo menos 20 tribunais com menos de 40% de respostas. O relatório para acompanhamento da estatística do preenchimento do censo pode ser acompanhada no portal do CNJ.

 

foto: CNJA PESQUISA - Além de identificar o perfil dos julgadores (faixa etária, estado civil, sexo etc.), o censo também pretende medir o grau de satisfação dos magistrados com a carreira; sua opinião relativa ao exercício de suas funções, como o sistema de promoção e a adoção de metas de produtividade; assim como permitirá aos juízes avaliarem as relações com outros juízes, com os demais servidores, a alta administração do tribunal e o próprio CNJ.


 
Para o coordenador do censo, conselheiro Paulo Teixeira, membro da Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do CNJ, embora o percentual de 46% seja uma boa marca, é importante ampliar o público do censo. ''A pesquisa é fundamental para o aprimoramento e planejamento das políticas públicas do Poder Judiciário brasileiro'', afirmou o conselheiro, para quem 'quanto mais respostas, mais precisas serão as informações'.

 

O tempo estimado para o preenchimento do questionário do Censo dos Magistrados é de 10 minutos. Todos os dados fornecidos serão mantidos em sigilo e os resultados serão divulgados de forma genérica, sem identificação dos participantes.

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 03/12/2013 (Com informações do CNJ)