Força Aérea recebe TRT5

 

Dando continuidade às visitas institucionais, o presidente do TRT5, desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, esteve na manhã de terça-feira (10/12), na Força Aérea do Brasil, onde foi recebido pelo comandante Adolfo Aleixo da Silva Júnior.

 

Acompanhado de dois assessores, e do amigo Claudelino Miranda, uma personalidade baiana, o presidente falou da importância da aproximação entre as instituições, "não podendo a justiça trabalhista ficar isolada, nem entre quatro paredes, declarando, ainda, que conhecer o trabalho desenvolvido na Base Aérea é uma honra: "pois as Forças Armadas garantem a soberania brasileira".

 

A Base Aérea da Bahia foi inaugurada em 1942, com o objetivo de apoiar as ações antissubmarinas na 2ª Guerra Mundial, participando com seus aviões de combate e, em setembro de 1943, um dos pilotos afundou um navio alemão no litoral de Sergipe. Em outubro, já não havia ameaças submarinas e o Brasil pôde direcionar seus esforços para a Frente Italiana, criando o grupo de caça em dezembro de 1943. À época o Brasil dependia, grandemente, da navegação de cabotagem.

 

Assim, a  Base começou a receber aeronaves para as missões de patrulhamento de navios mercantes pelo mar brasileiro. Atualmente a novidade está por conta do avião P3, um dos mais modernos do mundo, com a capacidade de localizar, inclusive, apenas por instrumentos, submarinos em mares profundos.

 

"Estamos à disposição da Justiça do Trabalho", declarou o comandante Adolfo Júnior, alegando que a troca de conhecimento e experiência entre as duas instituições pode ser muito profícua, com a realização de palestras e eventos, por exemplo, além de outras atividades.

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 12/12/2013