Força-tarefa elimina 9 mil processos findos em Conceição do Coité

 

Além da inauguração do Posto avançado de Serrinha, na última sexta (24/01), a Vara do Trabalho de Conceição do Coité recebeu outro grande apoio: a realização de uma força-tarefa que retirou 9 mil processos já findos que sobrecarregavam os seus arquivos. Coité foi a jurisdição da Justiça do Trabalho na Bahia que mais recebeu novos processos nos últimos dois anos (2.201 em 2012 e 2.629 em 2013).


 
"Além de receber muitas ações a Vara não eliminava processos desde 2007. Tudo isso contribuía para diminuir o espaço livre em sua sede. Até nós, que estávamos separando os autos para eliminação, ficamos com dificuldade de trabalhar, imagine os servidores que atuam permanentemente em Coité", argumenta Renata Veiga, coordenadora do Setor de Análise Documental (SAD/Meta3), que integra a força-tarefa.


 
De 9 a 19 de dezembro e de 20 a 24 de janeiro, Renata e os servidores Jorge Braga, Maria da Glória Silva, Nicoly Romano e Tenilson Rocha se deslocaram de Salvador já com uma listagem de processos que deverão ser eliminados, extraída do sistema de acompanhamento do TRT5. Em Coité, separaram os autos para eliminação e prepararam o seu transporte para a capital. Atualmente, o acervo selecionado já se encontra em Salvador, onde passa por uma segunda avaliação pela equipe do Setor de Análise Documental (SAD/Meta3), devendo seguir para fragmentação e, após, para a reciclagem. 

 


 
"Para localizar os 9 mil processos que eram o nosso objetivo, foi vistoriado o dobro. Os autos que não retiramos também são de ações finalizadas, mas não podem ser eliminados por causa do prazo mínimo de cinco anos", explica Renata. Segundo ela, o trabalho foi agilizado porque a equipe da Vara de Coité mantinha o arquivo organizado pelo ano da inicial de cada processo.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 28/1/2014