Força-tarefa elimina quase 40 mil processos em Teixeira de Freitas e Eunápolis

 

As Varas do Trabalho de Teixeira de Freitas e de Eunápolis, duas das que mais recebem processos em toda a 5ª Região da Justiça do Trabalho, comemoram os benefícios do trabalho realizado por uma força-tarefa que, nas duas cidades, avaliou os arquivos e deixou 39.947 processos aptos à eliminação (25.739 em Teixeira e 14.208 em Eunápolis).

 

O trabalho consistiu em verificar os documentos de cada ação trabalhista, observando se havia pendências a serem cumpridas, documentos originais que não podiam ser eliminados ou pagamentos a serem realizados, entre outras ações.
 


A força-tarefa, que é supervisionada atualmente pelo juiz Ivo Daniel Povoas, da Vara Itinerante, e coordenada pela servidora Renata Veiga, do Setor de Análise Documental (SAD/Meta3), realiza uma semana por mês de trabalho em cada Vara. Em Teixeira de Freitas, a ação ocorreu de fevereiro a junho e seguiu o calendário da Vara Itinerante que realizava audiências no local. Participaram dois servidores do SAD, dois da Central de Execução, dois da Vara local e dois da Vara Itinerante. Já em Eunápolis, onde o trabalho começou em junho, participam a própria Renata Veiga, Glória Silva e mais dois servidores da Vara Itinerante. 

 

Segundo o diretor da Vara de Teixeira de Freitas, Darlei Rocha Pinto, além do impacto nas estatísticas, a ação da força-tarefa otimizou o manuseio dos processos no arquivo. "Antes, a gente levava até uma semana para localizar qualquer processo. Hoje, no mesmo dia, ele já está disponível, quando é solicitado". Já Diogo José Moreira, diretor adjunto da Vara de Eunápolis, lembra que os arquivos nunca tinham passado por uma revisão para eliminação de autos desde a criação da unidade, em 1989. "O trabalho foi excelente. Tínhamos um passivo de 40 mil processos, com risco de deterioração e a proliferação de insetos. A revisão contribui até para a saúde das pessoas que trabalham aqui".

 

ANTES:


 

DEPOIS:


 

Os processos retirados das varas de Teixeira de Freitas e de Eunápolis foram transportados para Salvador, onde a equipe do Setor de Análise Documental finalizou os trabalhos.


 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho, com fotos do SAD) - 19/09/2013