Gabinete virtual é realidade no TRT5


 
Desde a última sexta-feira, os 39 juízes titulares das Varas do Trabalho de Salvador e os 29 desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região têm à sua disposição a mais moderna tecnologia do País para o acesso remoto à rede informatizada do Tribunal. O presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, fez a entrega de minimodens aos magistrados durante evento que os reuniu, no auditório do Fórum Juiz Antonio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio. O evento contou com a presença do presidente da Comissão de Informática, desembargador Cláudio Brandão, e do presidente da Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5), juiz Gilmar Carneiro.


Com os minimodens devidamente instalados nos seus notebooks, juízes e desembargadores disporão de uma espécie de gabinete virtual, que poderá ser acessado em qualquer local coberto pela Vivo, sem a necessidade de fios. O serviço da operadora de celular contratado pelo TRT5 chama-se Vivo Zap. O funcionamento é similar ao da telefonia celular, só que, em vez de sinais de voz, são transmitidos dados. "Esses dados são transmitidos por criptografia, com total segurança", destaca o diretor do Serviço de Suporte da Secretaria de Informática, Márcio Ribeiro.


Pelo notebook, o magistrado terá acesso à rede corporativa do TRT5, incluindo o sistema de acompanhamento processual, o SAMP, e o sistema administrativo. Dessa forma, o juiz ou desembargador poderá obter informações importantes, de forma muito mais ágil, no momento em que estiver elaborando uma sentença ou realizando um estudo fora das dependências do Tribunal.


Junto ao minimodem, cada magistrado recebeu um manual de instruções para instalação. Em caso de dúvida, o usuário poderá solicitar orientações à SI por intermédio do telefone (71) 3284-6777. Aqueles que não estiveram presentes ao evento de entrega do equipamento, na última sexta-feira, poderão obtê-lo na sala de informática do fórum trabalhista, que fica no sétimo andar, no Comércio.


O presidente da Comissão de Informática, desembargador Cláudio Brandão, informou que em breve os demais magistrados (titulares do interior, substitutos e auxiliares) estarão recebendo também o minimodem. A entrega imediata só não foi possível porque, diante da elevada demanda, o fornecedor do equipamento ficou impossibilitado de atender integralmente à necessidade do Tribunal.


SAÚDE - No mesmo evento de entrega dos minimodens, os magistrados assistiram a uma apresentação sobre o novo Modelo de Atuação Institucional do Serviço de Saúde no Judiciário Trabalhista, tendo como base dois estudos recentes: um sobre condições de saúde dos trabalhadores do TRT5 e outro traçando um diagnóstico sobre as condições de trabalho nas varas da capital.


Antes que o enfermeiro Josué Santos iniciasse a apresentação, o presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, e o diretor do Serviço de Saúde, Gil Freire, destacaram que a administração tem procurado enfatizar ações preventivas na área de saúde, mudando o enfoque assistencialista tradicionalmente atribuído à medicina.


Na apresentação, os magistrados foram informados sobre os problemas detectados pelos estudos, quais as providências já adotadas, e puderam agregar novas sugestões para a solução de algumas questões. Um dos pontos destacados na apresentação de Josué e também em intervenções da diretora da Secretaria de Recursos Humanos, Gal Brandão, foram os treinamentos que vêm sendo promovidos na área de atendimento.