Gestão por Competências entra em nova fase

foto: Secom TRT5

 

Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de Gestão por Competências, na manhã desta terça-feira (8), o gerente e consultor da empresa Leme Consultoria, Renan Sinachi, apresentou a nova fase da implantação do projeto à Mesa Diretora do TRT5. Segundo o consultor, o sistema vem crescendo no setor público há apenas 7 anos, enquanto a iniciativa privada já o utiliza há décadas. ''Nenhuma organização pode ser melhor do que as pessoas que nela atuam'', destacou o consultor. O modelo começou a ser aplicado pelo governo francês nos anos 70, e nos Estados Unidos o método entrou em funcionamento nos anos 80.

 

O trabalho de implantação do sistema de Gestão por Competências foi dividido em duas fases, a primeira, realizada junto à área administrativa e aos Gabinetes de Desembargadores, mapeou os papéis e atribuições de todos na unidade, um trabalho que envolveu todos os gestores. O segundo momento é o de avaliação das pessoas para depois submetê-las à treinamentos específicos.''Deixamos as Varas do Trabalho para esse segundo momento, tendo em vista que estava em fase de implantação do processo eletrônico'', afirmou a diretora de Gestão de Pessoas, Amoni Lavigne.

 

A Secretaria de Gestão de Pessoas vai realizar a sistematização das práticas que deverão ser adotadas como forma de apoio aos gestores, ''pois temos que conduzir as pessoas para que atinjam a visão da organização por meio de suas competências, ofertando os treinamentos necessários para desenvolvê-las'', declarou Amoni.

 

O consultor apresentou três tipos de servidores que normalmente atuam nas instituições, os que têm capacitação abaixo da exigida, os que têm mais preparo do que o cargo pede, e àqueles chamados de ''feijão com arroz'', que fazem exatamente o que está definido no contrato, sem mais nem menos. ''Por isso, a importância de se transcrever as funções e tarefas de cada cargo, desde o ingresso do servidor no tribunal'', apontou. O mapeamento de todas as funções de cada unidade viabilizará a concretização desse procedimento.

 

Renan explicou que o mundo moderno, exigente, ágil, tecnológico, onde tudo é para ontem, pede as transformações que as corporações tentam fazer, pois ''os problemas, inclusive, chegam mais depressa até nós e temos que ter respostas rápidas também, sem perdermos a lógica e a razão''.

 

Segundo ele, o setor público busca aproximar as necessidades da sociedade com o que o servidor pode dar de retorno, pois a sua competência é a matéria prima para a execução do trabalho, ou seja, é o desempenho do que se produz utilizando certas competências".

 

A apresentação, que também contou com a presença do juiz auxiliar da Presidência Gilmar Carneiro, mostrou que deve haver uma ampliação do conceito de competências, que envolve técnica, comportamento e resultados, sugerindo que os gestores promovam um ambiente de trabalho com regras e trocas para relacionar produtividade com benefícios para os servidores que se destaquem.

 

O presidente, desembargador Valtércio de Oliveira, destacou a necessidade constante de despertar o interesse dos servidores em participar ativamente das atividades desenvolvidas na instituição. ''Precisamos criar mecanismos que motivem e incentivem os servidores, além de fazer com que os novos conheçam melhor a instituição e qual o seu papel nela'', concluiu.

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 10/4/2014