e-Gestão levantará produtividade de magistrados de 1º Grau em 2014

 

O e-Gestão, ferramenta eletrônica utilizada nacionalmente para gerenciar e acompanhar dados estatísticos na Justiça do Trabalho, será utilizada, a partir de janeiro de 2014, para medir a produtividade de magistrados na 1ª instancia do TRT5, como já acontece para magistrados da 2ª Instância neste Regional desde 2012. A apresentação do sistema para essa finalidade foi realizada na manhã desta sexta (18/10),  na sala de sessões do Pleno, em Nazaré.

 

O evento contou com a participação do ministro do TST Cláudio Brandão e dos desembargadores Vânia Chaves (presidente do Tribunal), Valtércio Oliveira (corregedor-regional) e Luiz Tadeu Vieira (vice-corregedor regional). Também estiveram presentes o chefe e o chefe-substituto do Ministério Público do Trabalho na Bahia, procuradores Alberto Bastos Balazeiro e Jairo Sento-Sé, além de diversos desembargadores e juízes, inclusive a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região, Andréa Presas.

 

Na abertura, o desembargador Valtércio de Oliveira  fez um balanço do trabalho realizado pela Corregedoria e pela Vice-Corregedoria neste biênio, com o objetivo de padronizar os procedimentos nas unidades do TRT5, interagindo com os magistrados e servidores, ao tempo em que implantavam novas tecnologias, tanto relacionadas ao processo eletrônico (PJe) quanto ao e-Gestão. Ele agradeceu a colaboração de todos que se empenharam em buscar solução para os problemas detectados e destacou o apoio da presidente, desembargadora Vânia Chaves, principalmente nos casos que necessitavam de ações mais urgentes.

 

O e-Gestão é utilizado na 2ª Instância do TRT5 desde janeiro de 2012, para remessa de dados ao TST e controle da produtividade de magistrados. Em janeiro de 2013, passou a ser usado na 1ª instância do Regional como ferramenta oficial de estatística. No sistema, a coleta de informações é feita de forma automática, embora não dispense a conferência pelo magistrado, que pode ser feita até o dia 15 do mês posterior.

 

Para implantação da nova forma de controle de produtividade no 1º Grau, foram treinados servidores de todas as varas do TRT5, em janeiro e março de 2013. O acesso para magistrados e varas pode ser feito pela intranet, no link "e-Gestão", mediante login e senha. Uma exibição resumida das funcionalidades do sistema foi conduzida no evento desta sexta pelos servidores do grupo de trabalho do e-Gestão, Aldemaro Júnior, Márcio Fernando, Railuze Saback e Suzete Barreto.


 
Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 18/10/2013