Gestores de TIC da Justiça do Trabalho debatem diretrizes da área no Programa de Eficiência Orçamentária

Os gestores e as gestoras da área de Tecnologia da Informação dos Tribunais Regionais do Trabalho, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho se reuniram, na última semana, em Brasília, para discutir sobre as necessidades e estratégias da área para Programa de Eficiência Orçamentária da Justiça do Trabalho. A iniciativa aprimora o planejamento, a execução e a fiscalização do orçamento nos próximos dois anos.

O programa

O Programa de Eficiência Orçamentária tem como foco as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de infraestrutura e manutenção predial dos imóveis da Justiça do Trabalho. Para garantir a efetividade da ação, estão previstas a adoção de Políticas Nacionais de Investimento nas duas áreas.

Em TIC, por exemplo, a iniciativa busca ampliar as soluções de segurança dos sistemas, além da atualização do parque de computadores em todo o território nacional. Acerca dos imóveis, o plano é investir em infraestrutura sustentáveis e de acessibilidade, além de ampliar os parques de usinas fotovoltaicas e soluções de reuso da água, bem como garantir mais acessibilidade para as instalações.

TRT-5 ressalta alinhamento

A secretária de Tecnologia da Informação do TRT da 5ª Região (BA), Érica Rossiter, comentou que, durante a reunião, deu para perceber um importante alinhamento entre os TRTs, o TST e o Conselho. “Tivemos a oportunidade de compartilhar projetos, ações e orçamentos. Com isso a gente consegue ter uma otimização do uso dos recursos, um direcionamento das diretrizes nacionais para caminharmos todos juntos e uma melhor execução do próprio orçamento”, disse. “Aqui a gente está tentando construir um plano em que todos atuem conjuntamente para que o orçamento seja executado o mais próximo de 100%”, completou.

Trabalho em conjunto

Na abertura do encontro, o secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), juiz Bráulio Gabriel Gusmão, destacou a importância de um diálogo institucional do CSJT junto aos TRTs e ao TST para aprimorar a gestão orçamentária. “O programa tem uma perspectiva de aprimoramento do exercício atual em duas áreas essenciais, TIC e edificações, mas, também visa resultados e melhor previsibilidade para os orçamentos futuros”, disse.

Fonte: CSJT - 24/3/2023