Hemoba promove campanha de doação de medula óssea no Comércio


 

O Hemoba, com apoio das coordenadorias de Projetos Especiais e de Saúde do TRT5, realiza nos dias 22 e 23/10 (quarta e quinta-feira) uma campanha para cadastro de doador de medula óssea. Nesses dois dias a equipe técnica do Hemoba estará instalada no térreo do Fórum do Comércio, das 8 às 17 horas, fazendo o cadastro de servidores e da população que circula nos andares.


Como é o cadastro:

Para ser um doador de medula, você precisa incluir seus dados no Redome, que é o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Na Bahia, esse cadastro pode ser feito na Fundação Hemoba.

 

Já na Hemoba, você preenche um formulário e uma amostra de 5ml do seu sangue será colhida para testes.



O seu sangue será tipado para se conhecer suas características genéticas. Esses dados serão cruzados com dados de pacientes que estão precisando de um transplante.



Se a compatibilidade com algum paciente for confirmada, o doador é chamado para confirmar que deseja fazer a doação e para realizar exames complementares.

 

Como é feita a doação:

O procedimento de doação de medula óssea é feito através de punções no osso na bacia, com o doador anestesiado. A medula doada se recompõe em 15 dias aproximadamente. Após uma semana, o doador já pode retomar suas atividades normalmente


Para doar medula, é necessário:

- Ter entre 18 e 55 anos

- Estar em boas condições gerais de saúde

- Apresentar documento de identidade com foto



Se você já estiver no cadastro, não deixe de atualizar sempre os seus dados através do e- mail redome@inca.gov.br



Para outras informações, ligue para o Serviço de Atendimento ao Doador da Hemoba - (71) 3116-5661

 

Secom TRT5 - 20/10/2014