Homenagem e promoção de juiz marcam sessão do Pleno

foto: Secom TRT5

 

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), reunido em sua composição plena, registrou novas homenagens ao atual ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Cláudio Brandão, presente na sessão desta segunda (22) para se despedir oficialmente. Na mesma sessão (foto), conduzida pela presidente do TRT-BA, desembargadora Vânia Chaves, a juíza Andrea Barbosa Mariani Ludwig foi escolhida, pelo critério de merecimento, para assumir a titularidade da Vara do Trabalho de Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano.

 

''Temos absoluta certeza de que nosso colega, franco defensor da lei e dos princípios constitucionais, irá representar, com brilhantismo, o ministro Horácio Pires no TST'', afirmou a desembargadora Vânia Chaves. Em seu discurso, a presidente do TRT-BA elogiou também o ''incansável espírito colaborativo do ministro Cláudio Brandão enquanto integrante do tribunal baiano'', exercendo paralelamente diversas funções importantes, como a presidência da Comissão de Informática e a vice-direção da Escola Judicial do Tribunal.

 

foto: Secom TRT5''Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito...'', disse, parafraseando o compositor Milton Nascimento, ao afirmar que, embora lamente perder um desembargador de tão elevado nível, sente-se honrada em vê-lo atualmente na mais elevada Corte da Justiça Trabalhista. Ela foi seguida por depoimentos honrosos do corregedor Valtércio de Oliveira, dos desembargadores Renato Simões e Dalila Andrade, da presidente da Amatra5, juíza Andrea Presas Rocha, e do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Pacífico Rocha.

 

''Levo com muita honra o nome do TRT da 5ª Região e sei que no TST estou, não apenas por méritos unicamente pessoais, mas também por tudo aquilo que fui e construí enquanto magistrado desta casa, que muito me orgulha'', declarou o ministro Cláudio Brandão (foto), ao agradecer as homenagens. Na ocasião, a desembargadora Vânia Chaves divulgou também que o TRT da Bahia deverá promover, ainda este ano, um seminário para marcar a homenagem institucional ao ministro Cláudio Brandão.

 

foto: Secom TRT5

 

TEIXEIRA DE FREITAS - Ao anunciar a mais nova juíza titular de Teixeira de Freitas, a desembargadora Vânia Chaves parabenizou a magistrada promovida, ''desejando sucesso na nova trajetória''. Comovida, a juíza Andrea Ludwig (foto) fez um breve relato da sua carreira como juíza substituta, iniciada há 11 anos no TRT5, até sua designação mais recente, na 27ª Vara de Salvador, onde atuou com o juiz Rubem Dias do Nascimento Junior.

 

foto: Secom TRT5''São exemplos que certamente influenciarão minha conduta como juíza titular'', afirmou, se referindo não apenas ao Dr. Rubem, mas também aos demais juízes com quem trabalhou, incluindo os juízes Het Jones (já aposentado) e Rodolfo Pamplona. Parabenizou ainda as colegas com quem concorreu a promoção - juízas Carla Cunha e Nadva Nascimento da Cruz - e fez um especial agradecimento ao marido - e também juiz - Guilherme Ludwig, ''pelo exemplo, dedicação e companheirismo''.

 

Andrea Barbosa Mariani Ludwig graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1999. Possui especialização em Direito Processual Civil pelo Centro de Cultura Jurídica da Bahia (CCJB), coordenado pelo renomado jurista José Joaquim Calmon de Passos. É magistrada do TRT da Bahia desde 2002, onde já atuou nas 1ª, 2ª , 11ª e 27ª Varas de Salvador, além de outras varas do interior do Estado.

 

A Vara de Teixeira de Freitas, onde a magistrada irá atuar de agora em diante, possui uma jurisdição composta por mais oito municípios: Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itanhém, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri e Nova Viçosa. Em 2012 a unidade recebeu 2.041 processos, sendo a segunda jurisdição de vara única do TRT da Bahia que mais recebeu ações trabalhistas, ficando atrás apenas da Vara do Trabalho de Conceição do Coité, que recebeu 2.201 processos.

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 23/07/2013