III Encontro Institucional debate magistratura e humanidades

 

Convivência ética, afeto e justiça - este foi o tema da palestra do doutor em Filosofia e vice-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB),
Eduardo Rabenhorst, que abriu, na manhã desta terça-feira (12/8) o III Encontro Institucional da Magistratura da Justiça do Trabalho da Bahia, no Hotel Golden Tulip, no bairro do Rio Vermelho. Mais do que assunto de uma das palestras, os três tópicos resumem todo o debate que será travado na programação do evento (ver abaixo), cujo tema central é 'O ser juiz', ou seja, a reflexão sobre a pessoa do magistrado, tanto no aspecto profissional quanto pessoal, físico e emocional.

 

O evento, que é promovido pela Escola Judicial do TRT5 (Ejud), com o apoio da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), teve na sua mesa de abertura a participação do corregedor Luiz Tadeu Vieira, que explicou a ausência do presidente do TRT5, Valtércio de Oliveira, devido a compromisso em Brasília. Ele falou das atividades e inovações na Corregedoria. Além dele, compuseram a mesa as desembargadoras Luíza Lomba, diretora da Ejud, e Ivana Magaldi, ouvidora, e a presidente da Amatra5, juíza Andréa Presas.

 


Graduado em Direito pela UFPB, Rabenhorst usou um tom descontraído para questionar os relacionamentos humanos na modernidade, fazendo o contraponto entre as escolhas pela vida solitária ou pela coletiva. "O ser humano não nasce pronto, mas ele se torna humano no processo de socialização, por isso necessita do convívio. Hoje, porém, a sociedade vive o caos nas relações afetivas. É possível ter mais relações, há mais disponibilidade e a possibilidade de alternância, mas aí tudo entra numa lógica de mercado. Como tudo e todo mundo pode ser trocado, a confiança, a fidelidade e a lealdade estão cada vez mais prejudicadas", disse o palestrante. Citando o filósofo Paul Ricoeur, ele definiu ética como "vida boa, com e para os outros, em instituições justas"  e afirmou que o Direito é uma dessas instituições, junto com a política, a educação e outras, que além de promoverem o bem-estar social devem ser elas próprias guiadas por esta intenção.

 

O encontro tem como objetivos incentivar o debate de temas relevantes para a magistratura trabalhista e propiciar a integração e a aproximação das duas Instâncias do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. Na tarde desta terça, os magistrados assistirão ainda a duas palestras, uma sobre o tema "Internet: uma terra sem lei?", com a advogada especialista em Direito Digital
Ana Paula de Moraes, e outra sobre Estratégias de Segurança Pessoal, com o delegado de Polícia Civil e instrutor da Acadepol-BA, Jardel Peres de Azevedo.

 

O evento prossegue até a sexta-feira (15). Veja a programação para a semana:

 

Quarta-feira, 13 de agosto

 

08h30/12h30 - Oficina - Técnicas de conciliação.
CARLOS ALBERTO LONTRA - Juiz do Trabalho do TRT4/RS, onde atua como juiz auxiliar de Conciliação desde 2007. Multiplicador em Técnicas de Conciliação Judicial Trabalhista, pela Enamat.
 
14 horas/18  horas - Documentário - “O trabalho do juiz”, seguido de Coffee break, palestra e discussão.
GIOVANNI ALVES - Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, com pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. Professor da Unesp/Marília-SP. Pesquisador do CNPq e um dos líderes do GPEG - Grupo de Pesquisa Estudos da Globalização. Coordenador dos projetos de extensão universitária, entre os quais "Tela crítica" e "Observatório Social do Trabalho".
 


Quinta-feira, 14 de agosto

 

8h30 - Palestra - Justiça do Trabalho na pós-modernidade: perfil dos magistrados e eficiência jurisdicional.
JAMES MAGNO ARAÚJO FARIAS - Desembargador do TRT16/MA. Mestre em Direito pela UFPE. Doutorando em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa.
 
10h30/12h30 - Palestra - Estresse ocupacional na magistratura trabalhista.
MARILDA LIPP  - Psicóloga pela American University. Mestre e doutora pela George Washington University. Pós-doutorado em stress social realizado no National Institute of Health, dos EUA.
 
14 horas - Oficina Reflexiva: Estresse ocupacional na magistratura trabalhista – Estratégias individuais, sociais e coletivas de enfrentamento.
MARILDA LIPP - Psicóloga pela American University. Mestre e doutora pela George Washington University. Pós doutorado em stress social realizado no National Institute of Health, dos EUA.
 
16 às 18  horas - Oficinas Propositivas


 
Sexta-feira, 15 de agosto

8h30 - Welcome coffee
9 horas - Colóquio com a Presidência do TRT5
12h30 - Plenária final - apresentação das propostas dos grupos

 


Secom TRT5 - 12/8/2014