Implantação do PJe em Candeias vai ocorrer no dia 5 de novembro

O TRT5 transferiu para o dia 5 de novembro a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) nas varas de Candeias e definiu um novo cronograma de preparativos, incluindo ações técnicas, treinamento de magistrados e de servidores, além de apresentação aos operadores do Direito. O PJe já é o sistema único de ajuizamento e tramitação de novos processos na Segunda Instância do Tribunal e também na Vara do Trabalho de Santo Amaro.

 

Recentemente o fórum de Candeias foi ampliado, com a construção de um anexo, onde passaram a funcionar setores de apoio e administrativo, além de salas para advogados e oficiais de Justiça. O prédio foi erguido em 1995, e já não comportava as demandas jurisdicionais. Alem da ampliação, que foi facilitada pelo projeto arquitetônico original, o fórum passou ainda por reparos no telhado e no revestimento interno; teve as paredes pintadas e recebeu uma reforma da rede lógica - já com vistas à instalação do PJe -, do circuito elétrico e das instalações hidráulicas.

 

A jurisdição das varas de Candeias inclui o respectivo município e os de Ilha de Maré, Ilha dos Frades, Madre de Deus e São Sebastião do Passé. A 1ª Vara foi criada pela Lei nº 8432, de 11.06.92 e, a segunda, pela Resolução TRT5- 027/2008, de 12.5.2008, que extinguiu a Vara de Camacan. Nos últimos três anos, a média anual de novos processos ajuizados foi de aproximadamente 1.270 por vara, sendo que em 2012, até julho, foram ajuizadas cerca de 720 ações/vara até julho.

 

Ascom TRT5 - 3.10.2012