Implantação do PJe/JT na 2ª instância do TRT-CE é acompanhada por baianos

 

O desembargador do TRT-BA Cláudio Brandão, coordenador do Comitê Gestor Nacional do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe/JT) apresentou, entre os dias 10 e 12, no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), um treinamento para magistrados, procuradores, servidores públicos e advogados sobre o uso da ferramenta na 2ª instância. Além do TRT-CE, o magistrado visitou a Ordem dos Advogados e o Ministério Público do Trabalho do Ceará a fim de apresentar o novo sistema.

 

Os servidores do TRT baiano Gean Charles Souza Pimentel (Gabinete do Desembargador Renato Simões), Joselino Rocha de Souza (Secretaria de Informática) e Maria Ângela Almeida Garcez (2ª Turma) participaram do evento de capacitação, a fim de trazer o know-how para a implantação do PJe na Bahia, a partir de maio.


Durante o treinamento, o desembargador Brandão enfatizou as peculiaridades e as vantagens para todos os usuários da nova ferramenta, que será inaugurada no 2º Grau da Justiça do Trabalho do Ceará no dia 23 de abril. O PJe muda as rotinas de trabalho e elimina muitos procedimentos burocráticos. Com o novo sistema, os desembargadores poderão acessar simultaneamente o voto do relator e reduzir a duração das sessões de julgamento. Além disso, a tramitação eletrônica do processo será imediata entre gabinetes que formam as turmas de julgamento.


Uma equipe do PJe do TRT12 (Santa Catarina) também participou do treinamento para os servidores do Ceará que trabalham em gabinetes e turmas, simulando situações do dia-a-dia.


Sistema - O Ceará vai ser o segundo estado a receber o PJe/JT na 2ª instância. No dia 19 de março o Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina colocou em funcionamento o sistema na 2ª instância. Inicialmente, o PJe/JT nesta instância será utilizado para o recebimento, processamento e devolução de recursos interpostos na varas do trabalho de Caucaia e de Maracanaú.


A primeira vara eletrônica da Bahia será a de Santo Amaro da Purificação, onde o PJe será implantado no dia 21 de maio pelo presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen. O TRT-BA vai instalar o processo eletrônico no primeiro e no segundo graus simultaneamente.

 

Ascom TRT5 com informações e foto da Ascom TRT-CE- 16.4.2012