Implantação do processo virtual é foco da nova comissão de diretores

 

A eleição da nova comissão de diretores que representará os interesses da categoria marcou o último dia do 13º Encontro de Diretores de Secretaria de Varas do TRT5, realizado na sexta-feira (16), no Hotel Catussaba, em Itapuã. Foi eleito um total de seis titulares e três suplentes, de Salvador e do interior do Estado, que terão como uma das principais prioridades o apoio à implantação do processo virtual nas unidades judiciárias do TRT baiano.

 

Na atual comissão de diretores, a capital baiana será representada por Magno Ferreira Barretto (17ª Vara), Lauro Rodrigues dos Santos (20ª Vara) e Cláudia Santos de Almeida (34ª Vara). Pelo interior do Estado, os eleitos foram Amauri da Costa Bastos (Valença), Sílvio José Baraúna de Freitas (Cruz das Almas) e Frederico Augusto Santana Bonfim (Camaçari).  Os suplentes serão Tânia Márcia Monteiro Baptista (Camaçari), Ubirajara Mesquita dos Santos (Teixeira de Freitas) e Filipe Ortiz de Morais (Ilhéus).

 

''Estamos determinados a dar total apoio à Administração do Tribunal em todos os projetos relacionados à primeira instância'', afirmou o representante da comissão eleita, Magno Ferreira Barretto. Segundo ele, o foco dos trabalhos neste momento de transição é o processo virtual que se encontra em fase de implantação na Justiça do Trabalho.

 

Durante os três dias do encontro, além do processo virtual, os participantes discutiram temas como execução trabalhista, planejamento estratégico e demais projetos em andamento, como o da certidão negativa de débitos trabalhistas. Além da programação voltada para a área jurídica, os participantes do encontro receberam, ainda, noções práticas de liderança, por meio da palestra ministrada pelo consultor Kau Mascarenhas (foto), que contou com mais de 50 pessoas.

 

Outro destaque da programação foram a apresentação sobre o sistema e-Gestão e os workshops Implantação do e-Despacho e Como explorar as ferramentas de convênio e Departamento de Inteligência, ministrados por representantes do Grupo Gestor Regional do e-Gestão, Departamento de Inteligência e diretores de varas. Foram compartilhadas experiências de sucesso de algumas unidades do TRT5, com ênfase na efetiva exploração de ferramentas de convênios firmados pelo Tribunal, como Juceb, Renajud, Infojud e Bacenjud, todas ferramentas de apoio na concretização das ações.

 

''Na minha opinião, os workshops foram destaque da programação, por promover o debate sobre ações que promovem a efetividade do processo'', afirmou o diretor da 2ª Vara de Camaçari, Rogério Pio, ''além de atuar como um elo de comunicação entre a Administração do Tribunal e os diretores de varas'', concluiu.

 

A presidente do TRT5, desembargadora Ana Lúcia Bezerra Silva, fez questão de comparecer à abertura do encontro, e falou sobre as ações que vem desenvolvendo junto ao TST e ao Congresso Nacional em busca de dotar a área judiciária do TRT5 da estrutura necessária.

 

A corregedora regional e presidente eleita para o próximo biênio (2011/2013), desembargadora Vânia Chaves, também esteve no encontro para falar sobre a atuação da Corregedoria, aproveitando a ocasião para destacar a importância da comissão de diretores como entidade parceira dentro da própria instituição. Ela ressaltou que ''a atuação conjunta destes segmentos resulta em eficiência, engrandecimento e independência da Justiça do Trabalho como um todo''.


 
Ascom TRT5 (Lázaro Britto) - 19.09.2011 (atualizada em 20.09.2011)
Use os dois lados do papel para imprimir e escrever. A produção dele requer água, energia e sacrifica árvores.