Inaugurado novo fórum trabalhista de Vitória da Conquista

Familiares do juiz homenageado Crésio Dantas Alves, magistrados, advogados e representantes da sociedade participaram da inauguração do novo fórum

Inauguração da sala dos advogados, no novo prédio, com o presidente do TRT, desemb. Paulino Couto, e representantes da OAB

 

A partir de segunda-feira, dia 16, advogados e o público em geral dos 15 municípios que fazem parte da jurisdição da 1ª e 2ª Varas de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, passam a usufruir de um serviço mais organizado e com instalações mais confortáveis. O Fórum Juiz Crésio Dantas Alves foi inaugurado hoje, dia 12, em solenidade que contou com diversas autoridades dos poderes legislativo, executivo, militar e judiciário, além de representantes da sociedade.

 

O fórum trabalhista está instalado na Avenida Olívia Flores, próximo ao Cemai, em 1.486 m2 de área construída, reunindo num único endereço as duas varas que funcionavam em ruas diferentes. As varas recebem uma média de 2.300 processos por ano. O novo prédio homenageia o magistrado Crésio Dantas Alves, que ingressou na Justiça do Trabalho em 1965 e saiu somente em 1988 por aposentadoria compulsória. A indicação de seu nome para o novo fórum foi referendada por advogados, juízes e desembargadores, como ressaltou o presidente do TRT5, Paulino Couto, no seu discurso no ato da inauguração do prédio.

 

A solenidade contou com a presença dos desembargadores Ana Lúcia Bezerra, vice-presidente do TRT5, Maria Adna Aguiar, Nélia Neves, Maria das Graças Boness, Maria de Lourdes Linhares e Valtércio de Oliveira, além do presidente da Amatra 5, juiz Gilmar Carneiro, e do presidente do Fórum de Salvador, juiz Paulo Temporal. Magistrados de varas do trabalho próximas ao município também prestigiaram o evento, assim como os servidores da casa e os juízes titulares e o auxiliar da 1ª e 2ª Vara de Conquista, respectivamente, Sebastião Martins Lopes, também diretor do Fórum, Gílber Lima e Júlio César Massa.

 

O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, foi representado pelo procurador municipal Rafael Vilas Boas. Também estiveram presentes o ex-prefeito José Raimundo, os advogados Antônio Menezes e Ary Moreira, representando o presidente da OAB Seção Bahia, Saul Quadros; o presidente da OAB local, Fábio Macedo; procuradores, defensores, vereadores, advogados, entre outros. A viúva do juiz Crésio Dantas Alves, Maria Margarida Alves, recebeu flores da desembargadora Ana Lúcia Bezerra, e a neta e advogada Luanda Alves agradeceu o reconhecimento em nome da família do homenageado. Na ocasião também foi inaugurada a sala dos advogados, dentro do novo prédio. A banda da Polícia Militar do 9º Batalhão também abrilhantou o evento, executando o hino nacional durante o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e do município de Vitória da Conquista.

 

Ascom/TRT5 ¿ 12.03.2009