Inclusão social: Mesa Diretora visita equipe de digitalização

 

Os 25 portadores de deficiência auditiva que estão trabalhando na área de digitalização de processos do TRT5 demonstraram uma grande alegria ao receberem, na tarde desta terça-feira (7/8), a visita da presidente, da vice-presidente e do vice-corregedor do Tribunal, desembargadores Vânia Chaves, Yara Trindade e Tadeu Vieira. Como tradução do seu sentimento, o contratado Pedro Serafim expressou: "É uma honra para nós receber pessoas tão importantes", ao que a presidente do Tribunal respondeu: "Todos nós somos muito importantes, vocês também são muito importantes para o TRT. É uma felicidade para o Tribunal oferecer essa possibilidade de inclusão".

 

Após a presidente Vânia Chaves ter apresentado a sua saudação, dando as boas-vindas ao grupo, o diretor da Coordenação Judiciária de 2ª Instância, Celso Thiago Andrade, parabenizou o Tribunal pela iniciativa, que está ajudando a acelerar a remessa de processos ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). Desde agosto de 2010, o TST só admite recursos em formato digital.

 

A visita dos integrantes da Mesa Diretora foi a primeira desde que a equipe começou a prestar serviço ao Tribunal, no último dia 1º. Eles foram contratados mediante convênio com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado (Apada-Bahia), entidade sem fins lucrativos, que funciona no bairro do Rio Vermelho. O contrato inclui também a atuação de um supervisor como intérprete do grupo.

 

A maioria dos contratados tem entre 20 e 30 anos e foi aproveitada de um curso de Informática promovido pela Apada. Segundo a intérprete Rosecleide Ferreira Borges, é notável o desenvolvimento do grupo na integração com o trabalho. Demonstrando esta satisfação, muitos integrantes da equipe fizeram questão de posar para fotos junto com as autoridades do Tribunal.

 

A sala de trabalho para os novos contratados foi especialmente montada com 25 unidades de digitalização (computador e escâner) e mais uma de supervisão. Funciona no 1º andar (Bloco B) do Fórum Ministro Carlos Coqueijo Costa. Segundo o próprio Thiago informou nesta semana, a produtividade do grupo tem sido "excelente". "Eles têm conseguido escanear diariamente quase 90 processos, de vários volumes, e acredito que, com a prática, chegarão em breve a 100", comentou o diretor.

 

Participaram também  da visita desta terça-feira o diretor-geral do Tribunal, Tarcísio Filgueiras, o secretário-geral do TRT5, Carlos Alberto Martins Leite e a assessora da Presidência, Márcia Lyra.

 

Ascom TRT5 - 7.8.2012