Informática: nova versão do PJe, novo link de internet e colaboração nacional

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (SETIC) do TRT5 realizou com sucesso a instalação da nova versão do Processo Judicial Eletrônico (PJe - ver principais vantagens abaixo) e a ativação de um novo link de internet que vai garantir mais disponibilidade do serviço aos usuários. O TRT5 também teve uma representante convidada a compor o Comitê Técnico Temático de Engenharia de Software do CSJT, bem como foi convidado para funcionar como testador das novas versões do PJe. Veja mais detalhes:


 
PROCESSO ELETRÔNICO - Já está em funcionamento desde o último dia 26/05 a Versão 1.4.7.2 do PJe. São destaques nesta versão:
- Melhoria da performance durante o acesso e realização de consultas;
- Remessa e baixa de processos aprimoradas;
- Alteração do captcha (teste aplicado na realização de consultas online);
- Peticionamento avulso, que permitirá aos advogados:
a) Atuar em processo onde as partes já representadas desejam destituir seus patronos;
b) Solicitar habilitação em processos onde a parte não figure na relação processual;
c) Pedido de honorários de advogados já destituídos do processo;
d) Solicitação de habilitação em processos por procuradores que precisam atuar como 'custos legis'.


LINK - No último dia 26, foi concluída a ativação do link de internet fornecido pela Embratel, em substituição ao fornecido pela Intelig. Esta ação é a primeira etapa do projeto de implantação de links redundantes, fundamental para o nível de disponibilidade exigido por aplicações críticas como o PJe. Em um segundo momento, o link da operadora OI será agregado à solução de acesso à internet do Tribunal.


Para a substituição, os serviços foram interrompidos na sexta-feira (24/05), às 19 horas, e restabelecidos de forma plena às 19h30 do domingo (26/05), conforme divulgado previamente aos usuários. Antes, porém, de finalizado esse período, o portal já estava disponível. O ambiente está sendo monitorado a fim de se validar a mudança.


COLABORAÇÃO - O TRT5 e o TRT7 foram convidados para serem Beta Tester do PJe. Isso significa que esses tribunais receberão antecipadamente o código de novas versões do PJe e farão uma análise prévia dos problemas, colaborando para o tratamento dos erros antes do envio para os demais regionais. Além disso, a equipe do TRT5 recebeu os parabéns do Coordenador Técnico do PJe pela qualidade dos relatórios enviados no trabalho de homologação das versões.


Outro destaque à equipe do TRT5 foi concretizado no ato que alterou a composição do Comitê Técnico Temático de Engenharia de Software do CSJT. O grupo de trabalho agora tem, como coordenadora substituta, a coordenadora de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas da SETIC, Vera Rocha.


A diretora da Secretaria de Tecnologia, Cláudia Cristina Ferreira Jorge, felicita os servidores da Setic e do Núcleo de Suporte ao PJe (Nusop) que atuaram na instalação da versão 1.4.7.2 do PJe. Ela lembra que alguns projetos ainda estão em fase de ajustes e muitos desafios virão, "porém o espírito colaborativo e participativo de toda a equipe está sendo crucial para os êxitos que alcançamos até aqui".

 

Secom TRT5  (Franklin Carvalho) - 29/05/2013