João Batista Sales é promovido a juiz titular de Teixeira de Freitas

foto: Ascom TRT5

 

O juiz João Batista Sales Souza foi eleito, pelo critério de antiguidade, como novo juiz titular da Vara do Trabalho de Teixeira de Freitas, no sul do Estado.  A escolha se deu na sessão (foto) do Tribunal Pleno do TRT da Bahia, realizada na tarde desta segunda-feira (23) e a promoção foi divulgada no Diário Eletrônico do mesmo dia, através do Ato TRT5 nº 338/2012. O magistrado, que atuava como juiz substituto, assume a vaga em decorrência de vacância, tendo em vista a remoção da juíza Andrea Trocoli para a Vara do Trabalho de Guanambi.

 

O mais novo titular de Teixeira de Freitas foi amplamente parabenizado pelos integrantes do Pleno, em especial pelos desembargadores Adna Aguiar, Ana Lúcia Bezerra, Esequias de Oliveira, Marama Carneiro, Nélia Neves, Renato Simões e Valtércio de Oliveira, que ressaltaram qualidades do magistrado, como ''lisura, dedicação, comprometimento e talento articulador'' durante os anos em que atuou como juiz substituto e, mais recentemente, como auxiliar da Vara Itinerante e do Juízo de Conciliação de 2ª Instância (JC2).

 

Ao final, a presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, endossou todas as menções honrosas atribuídas ao magistrado, afirmando tratar-se de um juiz vocacionado para o mister da profissão. ''Ele foi promovido por antiguidade, mas com caráter de merecimento'', pontuou a desembargadora.

 

foto: Ascom TRT5O MAGISTRADO - Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1995), João Batista Sales Souza (foto) ingressou no TRT5 em 1997 como analista judiciário, tendo sido oficial de gabinete e assessor da desembargadora Conceição Martinelli (1998 a 2001) até ir para o Ministério do Planejamento, em Brasília, como advogado da União. Em 2002, voltou ao Tribunal mediante concurso para o cargo de juiz do Trabalho substituto, onde exerceu as funções de auxiliar do JC2 e da Vara Itinerante.

 

Antes de ingressar na magistratura, João Souza cursou a Escola de Preparação à Magistratura do Trabalho (1996 a 1997) e a pós-graduação em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Bahia (1997). Já como juiz do Trabalho, se especializou também em Direito Público pelo Instituto Juspodivm/Unihana (2007). Sua trajetória profissional no TRT da Bahia lhe rendeu, em 2007, a Comenda Ministro Coqueijo Costa, no grau Comendador.

 

TEIXEIRA DE FREITAS - Criada em 1992, a Vara de Teixeira de Freitas recebeu no ano passado um total de 2.170 processos trabalhistas, sendo que neste ano, até o final do mês passado, o número de ações ingressadas em Teixeira de Freitas já ultrapassava a casa dos 1.100 processos. As ações são oriundas não apenas do município, mas também das cidades de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itanhém, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri e Nova Viçosa, que compõem a jurisdição da unidade.

 

Ascom TRT5 (Lázaro Britto) - 24.7.2012