JT inaugura memorial de vítimas de acidente de trabalho e lança portal

 

Dentro das homenagens ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril), o presidente do Tribunal Superior do Trabalho(TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CJST), ministro João Oreste Dalazen, lançou nesta quinta-feira (25) memorial no TST com os nomes dos 2.796 trabalhadores mortos em acidentes de trabalho em 2011 e o portal do Programa Trabalho Seguro, que integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

 

O ministro Dalazen fez os lançamentos na abertura do Seminário Sobre Liberdade Sindical e os Novos Rumos no Sindicalismo do Brasil. O memorial está instalado na entrada do Bloco B do prédio do TST, em painel de dez metros por quatro (foto) com os nomes de todas as vítimas. Esses nomes também podem ser acessados no novo portal do Programa Trabalho Seguro.

 

PORTAL - O portal Programa Trabalho Seguro tem informações como notícias, atuação, campanhas, biblioteca, guias e dicas sobre saúde e segurança do trabalho. O programa é uma iniciativa do TST e do CSJT, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e à execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

 

Já foram realizados dois atos públicos pelo Trabalho Seguro; o primeiro, nas obras do estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, e o segundo, no Arena das Dunas, em Natal (RN).  Os eventos contaram com a participação dos trabalhadores, autoridades e de atletas como Ronaldo Fenômeno e Bebeto, representantes do Comitê Local da FIFA da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

 

No TRT da Bahia, uma comitiva de juízes Tribunal e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) vai realizar, a partir do próximo mês, um ciclo de palestras sobre segurança no trabalho no canteiro de obras da Arena Fonte Nova (foto), estádio que também vai sediar os jogos da Copa. Além disso, um Ato Público promovido pelo TST e pelo TRT baiano está programado para ocorrer no estádio no próximo dia 13 de julho, com a presença do ministro Dalazen.

 

DIA MUNDIAL - No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Neste dia são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho. 

 

No Brasil, a Lei nº 11.121/05 instituiu que no dia 28 de abril seja celebrado no País o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

Ascom TST (Augusto Fontenele e Marta Crisóstomo), com informações do  TRT5 - 26/04/2012