Juíza mobiliza comunidade para promoção da cidadania em Itapetinga

A juíza Rosemeire Fernandes iniciou na última quinta-feira, 7, a implantação do programa Trabalho, Justiça e Cidadania em Itapetinga, em reunião que contou com as presenças do secretário municipal de Educação, Alécio Chaves, da procuradora do Município, Marinete Fonseca, e de outras autoridades locais. O projeto é promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) e pelo TRT5, com o objetivo de levar noções de direitos fundamentais do Trabalho a estudantes de escolas públicas.


Depois de dois anos de pleno êxito realizando o programa em Porto Seguro, a juíza tenta obter resultados semelhantes na cidade para onde se transferiu no final do ano passado. No encontro em Itapetinga, ela expôs fotos das duas edições do programa produzidas na Costa do Descobrimento, demonstrando a repercussão social e educacional do TJC, e convidou os presentes a integrarem o núcleo de trabalho, conforme previsto no projeto da Anamatra.


Na oportunidade, o secretário de Educação comprometeu-se a enviar a relação de alunos, escolas e professores para que seja traçado o projeto piloto, o seu alcance neste primeiro semestre de 2009 e a implantação do TJC no segundo semestre com algumas escolas do município. A magistrada entregou a cartilha do trabalhador, minuta do projeto do PTJC e informativos da Amatra5 sobre a aplicação do programa em outras regiões, além da minuta dos termos de compromisso e convênios a serem assinados pela procuradora do Município, secretário municipal e representantes da Diretoria Regional de Educação e Universidade Estadual da Bahia.


Também estiveram presentes ao encontro, os representantes da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Jackson Oliveira, e do Colegiado do Curso de Pedagogia da UESB, Jaciara Nascimento, além dos advogados Carlos Eduardo Paz, Tatiana Rodrigues, Flávia Barreto, Danielle Almeida Luz, Jackson Pereira Gomes, servidores da Vara do Trabalho de Itapetinga e Irlanda Pessoa, gerente de Recursos Humanos da Azaléia. A próxima reunião está marcada para o dia 3 de junho, com ampliação do grupo de trabalho para incluir outros profissionais (integrantes do judiciário estadual, delegacias e outros).

 

Ascom TRT5 ¿ 12.05.2009