Juíza da Vara de Porto Seguro recebe comenda da Assembleia Legislativa

 

 

A juíza titular da Vara do Trabalho de Porto Seguro, Andréa Schwarz de Senna Moreira, recebeu na última quinta-feira (22/08), a Comenda 2 de Julho, outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado. A entrega ocorreu na primeira sessão itinerante daquela Casa no Extremo-Sul da Bahia, no Centro Cultural de Porto Seguro, com a aprticipação de 37 deputados inclusive toda a Mesa Diretoria da AL.

 

Mais quatro pessoas receberam a mesma honraria no mesmo evento: o juiz André Strogenski, da Justiça Estadual, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, o Pastor Erisvaldo, representante do Legislativo Municipal , e o cidadão Moacir Andrade. A presidente da Associação de Magistrados Estado da Bahia, juíza Nartir Weber prestigiou a solenidade, cuja cobertura completa, está no site Rota 51 (http://www.rota51.com/ler/index.php?id=3290#). Veja, a seguir, trecho do discurso do deputado Ronaldo Carletto que, naquela oportunidade, completou a homenagem à juíza Andréa Schwarz:

 

"Soma-se em mim ainda a grande honra de eu poder participar desta solenidade em que se rememora e dignifica o que é talvez o maior grande legado da Bahia para a soberania nacional, fincando ao peito de uma personalidade destacadíssima do Judiciário Trabalhista, a Dra. Andréa Schwarz, Juíza da Vara Federal do Trabalho de Porto Seguro, a “Comenda Dois de Julho”, a qual somente é atribuída por esta Augusta Casa àqueles que lutaram e lutam em prol da liberdade e da Justiça.


O dia 22 de agosto de 2013 passa, assim, a encerrar expressivo simbolismo para a Bahia, e em especial para esta Casa, ao trazer o nome dessa cidadã para o seleto rol daqueles que, com sua vida pública e privada, por seu trabalho, pelo seu carisma, por suas conquistas revelam-se como emblemas dos nossos ideais!


Dra. Andrea, ser portador dessa alta missão de meus pares de vos saudar no recebimento dessa honraria, de um lado me tranquiliza por que sei que Vossa Excelência, como sua destinatária, bem compreende o que para nós representa o “Dois de Julho”, como também sei que para isso concorreu a certeza de que, no seu alto mister de distribuir justiça, são suas balizas as sábias palavras de Calamandrei, aquele advogado, que, embora não judicasse, tão bem intuiu o bom juiz:


“difícil para o juiz encontrar o justo ponto de equilíbrio entre o espírito de independência para com os outros e o espírito de humildade para consigo próprio;


Ser altivo sem chegar a ser orgulhoso, humilde sem ser servil, ao mesmo tempo ter a consciência da falibilidade humana e estar sempre disposto a estimar a opinião alheia, até o ponto de reconhecer abertamente o próprio erro, sem cogitar de que o fato de reconhecê-lo possa aparentar diminuição de seu prestígio.


Para o juiz, a verdade importa mais do que a prepotência de quem quer que seja, como importa mais do que seu amor próprio”
E, porque assim a Senhora se conduz, é que nos honra torná-la comendadora.
Parabéns. "

 

Secom TRT5 com informações e fotos do site Rota 51   - 26/08/2013