Juízas tiram dúvidas do público em feira sobre trabalho infantil

foto: Secom TRT5

 

A Justiça do Trabalho da Bahia marcou presença na Feira de Ferramentas de Combate ao Trabalho Infantil, realizada na tarde da última terça-feira (11), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. Em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) disponibilizou um estande (foto) com a exibição de vídeos e cartilhas sobre direitos do trabalhador, durante todo o evento. O espaço contou ainda com a presença de duas magistradas do TRT-BA - juízas Dorotéia de Azevedo e Manuela Hermes - que explicavam ao público visitante as principais ações promovidas e/ou apoiadas pela Justiça do Trabalho em combate ao trabalho infantil.

 

foto: Secom TRT5A feira integrou a programação do Seminário ''O Papel da Comunicação no Combate ao Trabalho Infantil'', promovido por iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE-BA), com o apoio de secretarias e organizações não governamentais. Além de marcar as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil - celebrado dia 12 de junho - o seminário teve como objetivo discutir a função dos veículos de comunicação social na cobertura de pautas relacionadas ao trabalho de crianças e adolescentes.

 

Na opinião da superintendente da SRTE-BA, Isa Simões - que abriu o evento em uma mesa-redonda (foto) com a participação de representantes de diversos segmentos - os profissionais de comunicação têm papel importante nas ações de combate ao trabalho infantil, ao transformá-las em informação para a sociedade. ''É fundamental que a comunicação esteja envolvida além da mídia'', afirmou, ao reivindicar pautas jornalísticas mais efetivas neste sentido, com foco investigativo nos reais danos causados às crianças e adolescentes inseridos precocemente na ambiência do trabalho.

 

 

Neste sentido, uma das contribuições da SRTE-BA para fomentar maior sensibilização ao tema foi a apresentação de um vídeo - disponibilizado em DVD aos participantes - no qual o auditor fiscal e médico do trabalho, Gerson Estrêla, destrincha os impactos do trabalho na saúde física e psicológica da criança e do adolescente. ''O material, fruto de anos de trabalho e pesquisa, pode e deve ser utilizado por todos que desejam informações mais aprofundadas sobre o assunto'', afirmou a superintendente, que defende, entre outras ações, maior oferta de escolas de tempo integral para crianças e adolescentes.

 

A programação contou ainda com uma exposição sobre o Panorama do Trabalho Infantil no Brasil e na Bahia, apresentada pela auditora fiscal do trabalho, Maria Tereza Calabrich, do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. A principal palestra do seminário, porém, foi ministrada pelo publicitário Fernando Passos, que encerrou a programação falando sobre o papel da comunicação no combate ao trabalho infantil, apresentação seguida de debate entre os participantes.

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 13/06/206