Juízes falam para operários da Arena Fonte Nova sobre importância da Cipa


Os juízes Paulo Temporal, Rosemeire Fernandes, Soraya Gesteira e Carla Cunha

 

Os juízes do TRT5 Paulo Temporal e Rosemeire Fernandes falaram sobre direitos e deveres do trabalhador e a importância da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), em uma palestra para cerca de 800 trabalhadores no canteiro de obra da Arena Fonte Nova, na manhã da última quinta-feira (24/5). As juízas Soraya Gesteira e Carla Cunha também participaram.

 

A apresentação faz parte do ciclo de palestras promovido pelo Tribunal e pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) como parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Trabalho Seguro, da Justiça do Trabalho. O primeiro evento do ciclo ocorreu no último dia 17.


Neste segundo encontro, o juiz Paulo Temporal explicou a importância da legalização nas relações trabalhistas. "É importante ressalvar que o trabalhador não aceite propostas de trabalho sem carteira assinada", ressaltou. A juíza Rosemeire Fernandes falou sobre a importância da prevenção de acidentes e cumprimento das normas de segurança, assim como, a importância da Cipa e de seus representantes na fiscalização e cumprimento dessas normas. "A prevenção não depende apenas da CIPA e sim da conscientização de cada um. Cada operário precisa usar e conservar os equipamentos de segurança", afirmou a juíza. Durante a reunião, foram distribuídas as cartilhas Sesinho - Segurança é tudo, do serviço Social da Indústria (Sesi).


O terceiro encontro será realizado na próxima quinta (31/5) e terá como tema central o Trabalho Seguro. O evento contará com a participação da desembargadora Débora Machado, do procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Luís Barbosa e do juiz Gilmar Carneiro. O ciclo prossegue com palestras sendo realizadas sempre às quintas-feiras, das 7h20 às 7h40, até o dia 13 de julho, quando haverá um ato público a respeito da prevenção de acidentes, com a participação do presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen.


Ascom TRT5 com informações da Amatra5 e foto da Fonte Nova- 25/5/2012