Juízes e servidor do TRT5 fazem curso de investigação patrimonial em Brasília

Os juízes Júlio Massa, da Central de Execução e Expropriação do TRT5, e Murilo Carvalho Sampaio Oliveira, substituto da Vara do Trabalho de Conceição do Coité, participam em Brasília do 1º Curso de Formação Continuada em Estratégias de Investigação Patrimonial em Execução Trabalhista, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

 

O evento conta com a presença de 29 magistrados e 24 servidores – inclusive um representante do Regional baiano, Edimário Bispo Silva, do Núcleo de Apoio à Execução. Os trabalhos foram abertos na tarde da segunda-feira (31/8) com um pronunciamento do presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministro Antônio José de Barros Levenhagen. A atividade prossegue até a próxima quarta-feira (2/9).  


Em seu discurso na abertura, Barros Levenhagen ressaltou a importância da fase de execução dos processos, pois, segundo ele, este é o momento em que os jurisdicionados aguardam aflitos a efetividade daquilo que se reconheceu na sentença. O Presidente avaliou que há uma taxa elevada de congestionamento na fase de execução, mas garantiu que o curso tem a preocupação primordial de desenvolver os magistrados para cumprir com celeridade e eficiência a atividade fim da Justiça Trabalhista.


O Diretor da Enamat, Ministro Renato de Lacerda Paiva, destacou que a iniciativa tem como marco o pioneirismo nessa área tão sensível que é a execução e lembrou que é a primeira vez que o Judiciário do Trabalho trata desse tema durante um Curso de Formação Continuada. Para ele, este é um importante passo na qualificação dos magistrados.


Secom TRT5 (Franklin Carvalho, com informações do CSJT) – 1º/9/2015