Juízo de Conciliação inicia audiências de 105 processos do Itaú e Citicard


O presidente e a vice-presidente do TRT5 (4º e 5ª  da direita para a esquerda)
prestigiaram o início das audiências de conciliação do Itaú

 

A tentativa pioneira na Bahia de tentar a conciliação de 105 processos trabalhistas com instituições bancárias − bancos Itaú e Citicard − foi elogiada pelo presidente e pela vice-presidente do TRT5, desembargadores Paulino Couto e Ana Lúcia Bezerra. Eles visitaram uma das dez audiências realizadas hoje, dia 9, pelo Juízo de Conciliação de Segunda Instância (JC2 -TRT5).


Até o próximo dia 19, o JC2 estará fazendo um esforço concentrado para promover conciliações, com audiências realizadas pelo juiz auxiliar João Batista Souza, pela manhã e tarde, com a Credicard Administradora de Cartão de Crédito S/A (atualmente denominada Banco Citicard) e a Orbitall S/A (Banco Itaú).


A visita foi feita a partir do convite da desembargadora conciliadora Adna Aguiar e do desembargador vice-conciliador Esequias de Oliveira, e contou também com a presença do titular da 16ª Vara de Salvador, juiz Paulo Temporal.
 

Foram as próprias reclamadas que procuraram o Tribunal requerendo a designação de audiências para tentativa de conciliação em 192 processos. O Juízo notificou então os advogados dos trabalhadores relacionados nas ações e em 105 dos casos houve adesão ao plano de negociação. O representante do escritório Emerenciano e Baggio Advogados, Leandro Diniz, que responde pelas reclamadas, comentou com os magistrados que alguns clientes estão aguardando o resultado dessa iniciativa do Itaú e do Citicard para também propor conciliação.


O esforço do JC2 segue as mesmas diretrizes do Movimento pela Conciliação deflagrado pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ), visando a garantir e estimular o cumprimento da lei, a satisfação das partes e o descongestionamento das pautas dos tribunais.
 
 
Ascom/TRT5 ¿ 09.02.2009