Justiça do Trabalho lança campanha contra acidentes na Bahia

 

O convite feito pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA), desembargadora Vânia Chaves, e pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Alberto Vieira Lima, para um debate com os empresários do ramo a respeito da prevenção de acidentes no trabalho foi bem respondida pela categoria, que lotou o auditório da Fieb - Federação das Indústrias do Estado da Bahia - na manhã da última sexta-feira (11). O evento marcou o lançamento, na Bahia, do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Trabalho Seguro e foi permeado por um consenso: educação é peça-chave na prevenção (veja vídeo).


A reunião na Fieb contou com as participações da coordenadora do programa na Bahia, desembargadora do TRT5 Léa Nunes, da presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho do TRT5 (Amatra5), Ana Cláudia Scavuzzi, do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Pacífico Rocha, do presidente da Fieb, José de Freitas Mascarenhas, e do auditor fiscal do Trabalho Maurício Nolasco, representando a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). Também foi apresentado pela juíza Rosemeire Fernandes, do TRT5, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania e sua metodologia, que será utilizada no canteiro de obras do Estádio Fonte Nova com os operários.


O programa é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e conta com o apoio do TRT5 e da Amatra5. O objetivo é a criação de uma cultura de prevenção de acidentes, a partir da educação e da conscientização de trabalhadores e de empregadores. A indústria da construção civil é prioridade, devido às taxas de acidentes verificadas e por isso outras atividades já estão programadas especialmente para o setor.


Na próxima quinta-feira terá início o ciclo de palestras Treinamento Diário para o Trabalho (TDT), que consiste em orientações fornecidas por magistrados trabalhistas todas as quintas-feiras, às 7 horas, no canteiro de obras da Arena Fonte Nova, dentro do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania. O ciclo prossegue até o dia 13 de julho, quando haverá um ato público com a participação do presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, também no canteiro da Fonte Nova.


Ascom TRT5 - 14.5.2012