Justiça do Trabalho promove Ato Público para operários na Bahia

foto: Ascom TRT5

 

Na manhã desta sexta-feira (13), na Arena Fonte Nova, mais um estádio que vai receber a Copa do Mundo, ocorreu Ato Público pelo Trabalho Seguro (foto), uma campanha de prevenção de acidentes de trabalho promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Superior da Justiça do Trabalho, com apoio do TRT da Bahia.

 

Os três mil operários que participaram do evento ouviram do presidente do TST, ministro Oreste Dalazen, além do ex-jogador da Seleção Brasileira campeã em 2002, Cafu, e da cantora Magareth Menezes, sobre a importância da preservação da vida dos trabalhadores, que em 2010 foram vítimas de quase 3 mil acidentes de trabalho fatais. Na Bahia, foram 119 mortes, o que corresponde a 4,38% de acidentes com morte no país.

 

A presidente do TRT-BA, desembargadora Vânia Chaves, falou do empenho dos magistrados que, durante sete semanas, promoveram palestras para os trabalhadores no canteiro de obras sobre direitos fundamentais, dentro do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, em parceria com a Amatra5 e TRT5. ''A proposta é continuar as atividades junto aos trabalhadores, levando atividades pela conscientização sobre seus direitos''.

 

foto: Ascom TRT5Um dos destaques do evento foi a emoção de todos com o Hino Nacional, interpretado pela cantora Margareth Menezes (foto), fundadora também da ONG Fábrica de Cultura, que promove a profissionalização de jovens carentes.

 

O ex-jogador Cafu, quebrou o protocolo e chamou um operário para o palco, como representante de todo o grupo: ''Eu não sou melhor do que vocês por ser um campeão, todos vocês são campeões no que fazem e assim que deve ser, sem vocês não haveria este estádio e tantas outras obras importantes. Que daqui para a frente nenhum operário se acidente mais por falta de cuidado''.

 

Margareth Menezes falou que ''todos são super heróis, mas dentro de suas famílias, não devendo arriscar suas vidas no dia a dia''. Ela lembrou o  pai, como o seu herói e falou da importância dos trabalhadores voltarem inteiros para casa, ''pois tem alguém esperando por eles'', concluiu.

 

foto: Ascom TRT5Também deram seu recado, os presidentes dos sindicatos dos trabalhadores (Sintepav), Adalberto Lima, e da construção civil, Carlos Lima, além do representante da Arena Fonte Nova, Alexandre Schiaviacco.

 

Os operários ganharam kits com cartilhas e brindes oferecidos pela Amatra5, Federação Baiana de Futebol, Arena Fonte Nova, Fecomércio, SESI, Sesc, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Sintepav, Sinduscon e Fundacentro.

 

O ministro aposentado do TST, Horácio Sena Pires, compareceu ao evento, prestigiado também pelo corregedor e vice do TRT-BA, respectivamente, desembargadores Valtércio Oliveira e Tadeu Vieira, além de diversos desembargadores, juízes, advogados e representantes de entidades.

 

Ascom TRT5 (Léa Paula) - 13.7.2012