Justiça do Trabalho em Salvador emite guias de pagamento pela internet


Diretores de varas de Salvador acompanham o lançamento da nova guia de depósito


 

Quem precisa pagar dívidas na Justiça do Trabalho em Salvador pode realizar a operação onde quer que esteja, a partir desta segunda-feira, 25, sem comparecer ao fórum na capital baiana. Pela internet, acessando o portal do TRT5 (http://www.trt5.jus.br/servicos/guias.asp), será possível preencher uma guia, receber um número de controle e ir direto a qualquer agência do Banco do Brasil para efetuar o pagamento. O Banco comunica a efetivação da transação à Justiça no dia seguinte, numa sistemática fácil e segura para quem deposita, para quem administra e para quem vai sacar o dinheiro depois. Daqui a um mês, também será possível utilizá-la para processos nas varas trabalhistas do interior.

 

A guia de depósito on-line (veja na lateral esquerda do site) já foi testada durante 30 dias pela 2ª Vara de Salvador e está articulada com o sistema de administração de processos do Tribunal. Isso elimina toda possibilidade de erro no preenchimento, pois, quando começa a digitar os dados das partes, há uma busca automática das informações cadastradas nos autos. Outra vantagem é o tempo de ganho na utilização dessa solução, eliminando-se dois dias de espera para o banco enviar o comprovante de depósito para as varas.

 

As guias em papel continuarão disponíveis nas secretarias das varas, e o BB pretende, ao recebê-las, transformá-las em documentos eletrônicos para reenviar ao Tribunal. Assim que houver o depósito do reclamado, o banco informa, mediante arquivo eletrônico, a remessa dos depósitos à disposição do Juízo. A tramitação comprovando o pagamento só se dá após a validação pelo servidor do TRT5.

 

Reunião - Todas as informações sobre a nova guia, inclusive um manual sobre a operação do recurso, foram passados nesta sexta-feira, dia 22, aos diretores das secretarias das Varas de Salvador, no auditório do fórum do Comércio. O diretor da 2ª Vara, Marcelo Cerqueira, falou da experiência positiva com a ferramenta, que gerou economia de tempo para a unidade. Ele também destacou o pioneirismo do TRT5 ao desenvolver esse tipo de mecanismo. Segundo Cerqueira, no futuro, com a certificação digital que identifica os usuários na internet, a guia permitirá a operação inversa: a liberação de alvarás eletrônicos. A Caixa Econômica Federal também programa aderir ao novo sistema.


 
Ascom TRT5 ¿ 22.05.2009