Leilão Unificado em Itabuna movimentou R$ 1 milhão

A Juíza Adriana Nico e o leiloeiro Artur Ferreira

 

O 3º Leilão Unificado de Itabuna, realizado nesta quinta-feira, 7, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) no Centro de Cultura Adonias Filho, naquela cidade, movimentou cerca de R$ 1 milhão, entre arrematações, acordos prévios e adjudicação. Dos 176 lotes oferecidos, 31 foram arrematados, 22 sustados, um adjudicado e 122 ficaram sem licitantes.

 

O principal resultado do pregão, na avaliação da juíza Adriana Silva Nico, responsável pelo Projeto Leiloar, foi o número de acordos prévios realizados antes do evento. ¿Este é o principal objetivo do nosso projeto, estimular os acordos antes que o bem seja leiloado, até porque a Justiça não deseja causar danos graves aos reclamados. Nossa meta é finalizar os processos da melhor maneira possível para as duas partes¿, justifica.

 

Um freqüentador assíduo dos leilões em Itabuna que pediu para não ser identificado disse que o leilão é uma ótima oportunidade de adquirir bens por um custo abaixo do valor de mercado e revender depois com lucros consideráveis.  Outro ganho destacado pelos participantes é a adjudicação, que permite ao reclamante ficar com o bem penhorado em seu processo.

Os lotes com bens que não foram arrematados, conforme explica a juíza Adriana Nico, serão reavaliados pelos juízes nas varas de origem. Os magistrados podem desconstituir a penhora determinada ou optar pelo bloqueio de valores em conta-corrente dos reclamados. ¿A maioria não volta ao próximo pregão, pois as partes costumam chegar a acordo antes disso¿, disse.

 

O próximo leilão do TRT5 em Itabuna está previsto para 4 de dezembro. Ainda este mês, serão realizados os pregões unificados de Porto Seguro (dia 13) e Salvador (dia 27). Em setembro, acontecem mais dois leilões em Salvador (dias 2 e 24) e em outubro outro na capital (dia 23).

 

No mês de novembro, a programação do Projeto Leiloar é voltar a Porto Seguro (dia 5), Feira de Santana (dia 19) e Salvador (dias 12 e 27). As atividades de 2008 encerram em Itabuna, dia 5 de dezembro. Os editais estão disponíveis no site www.projetoleiloar.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Projeto Leiloar

07.08.2008