Magistrados baianos apóiam indicação de Brandão para TST

NOTA OFICIAL

 

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região -AMATRA 5, entidade representativa dos Juízes e Desembargadores do Trabalho da Bahia, em decisão adotada por aclamação em sua Assembléia Geral realizada em 9 de novembro de 2007, vem a público manifestar sua satisfação pela presença do Desembargador Federal do Trabalho Cláudio Mascarenhas Brandão na lista tríplice elaborada pelo Tribunal Superior do Trabalho para preenchimento de vaga de Ministro da Colenda Corte.

 

O Desembargador Cláudio Mascarenhas Brandão sempre se pautou por conduta ética e moral, comprometido com a causa do real acesso à Justiça e com o aprimoramento do Poder Judiciário, bem como com a defesa da saúde do trabalhador e com a efetividade da entrega da prestação jurisdicional. Adotando posições de vanguarda na atuação judicante, notabilizou-se pela sensibilidade jurídica com o alcance social de suas decisões.

 

Além de brilhante atuação como magistrado na 1ª e 2ª instâncias, é autor de diversas obras jurídicas, livros e artigos, com foco primordial na saúde do trabalhador, destacando-se ainda no magistério superior, o que mereceu reconhecimento da comunidade universitária com a paraninfia de diversas turmas.

 

Ocupou com ética e denodo diversos cargos no movimento associativo da magistratura, contribuiu para o seu fortalecimento e aproximação do Poder Judiciário com a sociedade civil. Foi Diretor de Salários da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB no biênio 1993/1995 e Coordenador Nacional da Magistratura do Trabalho na AMB no período 1995/1997. Ocupou o cargo de Vice-Presidente de Atividades Legislativas na Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - ANAMATRA no período 1995/1997 e Diretor de Informática da mesma Associação no período 2001/2003. Atualmente, é membro voluntário da Coordenação Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (Cartilha do Trabalhador) da ANAMATRA, função que exerce desde março de 2004.

 

No âmbito estadual, foi Vice-Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região - AMATRA 5 nos biênios 1989/1991 e 1993/1995, Diretor Cultural da referida entidade no biênio 1991/1993, e, finalmente, ocupou por duas vezes o cargo de Presidente nos biênios 1993/1995 e 1999/2001, sempre exercendo profícua e engajada gestão, guindado ao cargo na condição de candidato único.

 

A sua trajetória associativa, pois, já denota a sua grande preocupação com o ser coletivo, compromisso daqueles que dedicam a sua vida à carreira que abraçaram.

 

Os magistrados do trabalho da Bahia, por meio de sua entidade de classe, a AMATRA 5, apóiam o Desembargador Cláudio Mascarenhas Brandão para ocupar o cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e aguardam com serenidade a decisão do Presidente da República.

 

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO DA 5ª REGIÃO - AMATRA 5