Magistrados de Minas Gerais conhecem pauta eletrônica do TRT Bahia

 

Os desembargadores Paulo Roberto de Castro e Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello, do TRT de Minas Gerais (TRT3), visitaram o TRT da Bahia (TRT5) na sexta-feira (18), para conhecer, entre outros serviços, a pauta eletrônica. Os magistrados vieram observar o funcionamento de três serviços implantados no TRT5: a pauta eletrônica (foto), o serviço do TRT TV e a gravação de audiências em vídeo, denominada de Projeto Fidelis, ainda em fase experimental na 1ª Vara do Trabalho de Salvador. Eles também conheceram o fraldário, que funciona como apoio para as mães que aguardam audiências com filhos pequenos.

 

A pauta eletrônica do TRT baiano é resultado de um projeto desenvolvido pela SI do Regional, que possibilitou uma solução integrada em tempo real às bases de dados do Tribunal. No momento em que as partes são apregoadas para a audiência, automaticamente a chamada é visualizada em um dos 29 televisores, de 47 polegadas, cedidos pela OAB-BA. Os aparelhos foram instalados nas salas de espera do Fórum, no ano passado (2010). Em outro televisor, paralelo à pauta eletrônica, funciona a TRT TV, que exibe programas informativos e reportagens produzidos pela Secretaria de Assessoramento em Comunicação Social (Ascom) do Tribunal.

 

Inicialmente os magistrados se encontraram com a presidente do TRT5, desembargadora Ana Lúcia Bezerra, em uma reunião que apontou a necessidade de colaboração entre os tribunais para a implantação e o aprimoramento de novas tecnologias. Participaram desse encontro a corregedora regional, desembargadora Vânia Chaves, e o presidente da Comissão de Informática do Regional, desembargador Cláudio Brandão.

 

Em seguida, os integrantes do TRT mineiro seguiram para o Fórum Antonio Carlos Araujo de Oliveira, no bairro do Comércio, onde funcionam as varas trabalhistas da capital. Eles foram acompanhados pelo diretor do fórum, juiz Paulo Temporal, que também é titular da 16ª Vara de Salvador, e pelo juiz Rubem Dias do Nascimento Júnior, titular da 27ª Vara de Salvador. Acompanhou também a visita a diretora da Secretaria de Informática (SI) do TRT5, Cláudia Jorge, e outros dois diretores da área, Vera Rocha (Desenvolvimento de Sistemas) e Roberto Abbehusen (Tecnologia e Logística).

 

Esta é a segunda vez que representantes do TRT de Minas Gerais visitam o Estado para se inteirar de novidades tecnológicas. A primeira visita aconteceu em agosto do ano passado, quando o desembargador Paulo Roberto de Castro, que preside a comissão de informática do TRT mineiro, elogiou as tecnologias implementadas no TRT baiano, ressaltando que isso permite uma concepção mais exata das demandas e soluções que serão implantadas naquele Regional.


Ascom TRT5 - 21.02.2011
Separe papel, vidro, plástico e alumínio - mais de 35% do lixo inorgânico é reciclável.