Malote Digital trará expressiva economia para a Justiça

A partir do próximo dia 9, todas as correspondências entre as unidades judiciárias e administrativas da Justiça do Trabalho no País serão trocadas exclusivamente por meio eletrônico. Será implantado o Malote Digital, que além de garantir maior celeridade e segurança à remessa de documentos, resultará em significativa economia de recursos naturais e financeiros. No Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que desenvolveu o novo sistema de comunicação virtual, batizado de Hermes*, houve uma economia anual da ordem de R$ 2 milhões.

 

Estão integrados ao Malote Digital os conselhos superiores da Justiça do Trabalho (CSJT) e da Justiça Federal (CJF), os tribunais do Trabalho, Superior e Regionais, os tribunais federais e o Superior Tribunal de Justiça. O ato 389/2009, publicado no Diário Oficial do TRT5 do último dia 1º, normatiza o uso da ferramenta no TRT5, coibindo o envio de qualquer correspondência impressa a partir daquela data. A medida está em consonância com o Ato Conjunto nº 05/2009 - CSJT.TST.GP.SE, que institui e regulamenta a comunicação por meio eletrônico no âmbito de toda a Justiça do Trabalho.

 

O Malote Digital será usado para qualquer ato oficial, seja de mero expediente ou processual, e servirá de base para a futura implantação do processo virtual. O processo de cadastramento dos usuários do âmbito do TRT5 está sendo dirigido pela Secretaria de Informática do TRT5 e deverá ser concluído nesta sexta-feira, dia 4. Inicialmente, duas pessoas serão credenciadas em cada local de trabalho, mas gradativamente todos os servidores do Regional terão acesso ao sistema.

 

 *Curiosidade - O nome Hermes é uma alusão ao mito grego que era considerado o mensageiro e intérprete dos deuses do Olimpo


Ascom TRT - 03.12.2009