Memorial já pode ser visitado

Desembargadores que compõem o Pleno são destaque no Memorial

 

A festa de inauguração do Memorial da Justiça do Trabalho da 5ª Região - Ministro Carlos Coqueijo Costa, realizada no final da tarde de ontem, foi marcada por momentos de congraçamento e emoção. Dentre os convidados presentes, havia muitos magistrados e servidores antigos na Casa, que tiveram a oportunidade, ao visitar o acervo e ouvir depoimentos em vídeo, de relembrar fatos marcantes das suas trajetórias. O clima de confraternização foi abrilhantado ainda mais com várias apresentações musicais, que incluíram canções de autoria do ministro cujo nome intitula o mais novo espaço cultural da cidade.

 

O evento foi aberto pelo presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, na Sala de Sessões do Pleno. Principal incentivador da criação do Memorial, o presidente lembrou que a Constituição Federal, no seu artigo 216, obriga o Poder Público a promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, estabelecendo inclusive punição aos que causem danos ou ameaças a esse patrimônio. "Inequivocamente, a memória da Justiça do Trabalho se constitui em importante patrimônio e a sua preservação, mais que um dever do agente público, representa um exercício de cidadania", frisou o desembargador.

 

O presidente destacou o empenho da museóloga e doutora em História, Maria das Graças Teixeira, e de toda a sua equipe interdisciplinar - encarregada das atividades de coleta, conservação, documentação e organização do acervo -, e fez um especial agradecimento também ao desembargador Raymundo Figueirôa, ex-presidente do TRT5 a quem coube presidir a comissão institucional que apoiou os trabalhos desses profissionais especializados.

 

Encerrado o discurso do presidente, os convidados assistiram a um vídeo com depoimentos de personagens marcantes na história do Tribunal acerca dos temas tratados nos cinco núcleos em que o Memorial está dividido: Coqueijo Costa - o homem, o jurista e o artista; Servidores e a Trajetória da Mulher; TRT e Cidadania; A História da Justiça do Trabalho e Galeria de Presidentes. Elaborado especialmente pela Assessoria de Comunicação do TRT para a inauguração, o vídeo é apenas uma pequena amostra das diversas entrevistas e documentários que também farão parte do acervo a ser consultado pelos visitantes do Memorial.  

 

Ao final da solenidade de inauguração, o Coral do TRT5, regido pelo maestro Ângelo Rafael, brindou a todos com o Tema da 9ª Sinfonia de Beethoven e com a canção em iorubá, Ayê Nitoto Nilé, de Sérgio Souto. Logo em seguida, foi realizada a cerimônia de entronização das fotos das ex-presidentes da Corte Dolores Correia Vieira e Marama dos Santos Carneiro, na Galeria de Presidentes, com a presença de muitos familiares, antigos assessores e amigos das magistradas.

 

As comemorações prosseguiram com as apresentações dos violonistas Josmar Assis, Carlito Chenaud e Hélio Pablo, do Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador, que foi fundado pelo ministro Carlos Coqueijo Costa. Houve também uma apresentação de Alcyvando Liguori da Luz Júnior, filho do compositor Alcyvando Luz, antigo parceiro do ministro em várias composições. Essas apresentações contaram com a participação da viúva do ministro Coqueijo, Aydil Leite Coqueijo Costa.

 

Várias autoridades compareceram ao evento, dentre as quais o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Nilton Vasconcelos Júnior, representando o governador do Estado, Jaques Wagner; o procurador-geral do Município de Salvador, Pedro Guerra, representando o prefeito João Henrique Carneiro. Também estiveram presentes o advogado e ex-deputado federal Jairo Carneiro, além de desembargadores do TRT5, presidentes de entidades associativas, dentre outros. (Ascom TRT5 - 14.09.2007)