Metrópole: prevenção de acidentes de trabalho em destaque nesta quinta (10)

foto: Amatra5Em razão do lançamento, no Estado, do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Trabalho Seguro no próximo dia 11 na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), o juiz Paulo Temporal (foto) vai falar sobre esse tema no programa Metrópole Serviço desta quinta-feira (10). O magistrado, que é titular da 16ª Vara do Trabalho de Salvador, vai abordar os principais objetivos do programa, que conta com o apoio do TRT da 5ª Região (TRT5) e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), além de tirar dúvidas dos ouvintes sobre direitos trabalhistas.

 

O Metrópole Serviço vai ao ar das 15 às 16h30 pela Rádio Metrópole (FM 101.3), com apresentação de Dina Rachid. A participação de um representante do TRT5 no programa acontece quinzenalmente, por meio de parceria com a Assessoria de Comunicação do Tribunal, com o apoio da Amatra5. A gravação da entrevista poderá ser acessada posteriormente pelo portal do Tribunal na internet, no link 'Áudio e Vídeo'.


 
foto: Ascom TRT5TRABALHO SEGURO - O programa Trabalho Seguro é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), desenvolvido nacionalmente em toda a Justiça do Trabalho. O objetivo é a criação de uma cultura de prevenção de acidentes, a partir da educação e da conscientização de trabalhadores e de empregadores. A proposta da campanha é a busca pela proteção dos empregados que atuam em área de risco, principalmente na indústria da construção civil, devido às taxas de acidentes verificadas. Segundo dados do TST, 2.796 trabalhadores morreram no Brasil em 2011, vítimas de acidentes de trabalho.

 

Para tentar mudar este triste cenário, o programa prevê, entre outras ações, a realização de um do ciclo de palestras ministrado por juízes do trabalho sobre prevenção de acidentes e segurança no trabalho, voltado exclusivamente para os operários do canteiro de obras da Arena Fonte Nova (foto), um dos estádios que sediará os jogos da Copa do Mundo de 2014. Além disso, um ato público pelo trabalho seguro vai acontecer no dia 13 de julho no mesmo local. O evento, promovido pelo TST em parceria com o TRT5 e Amatra5, contará com a presença de magistrados do Tribunal, de empresários do setor, e do presidente do TST/CSJT, ministro João Oreste Dalazen.

 

 Ascom TRT5 - 09.05.2012