Ministra Eliana Calmon participa de calendário beneficente

Na foto, menino da IBCM com quem a corregedora 
tirou a foto para o calendário se despede
calorosamente
da ministra

 

A ministra Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça, participa do calendário 2012 da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), organização não governamental que atua na prevenção do HIV/Aids, oferecendo apoio às pessoas soropositivas, entre elas 70 crianças. A foto da ministra que sairá no calendário foi tirada no último sábado no Gabinete da Presidência do TRT5, pouco antes de a magistrada proferir palestra no Seminário dos 70 anos da Justiça do Trabalho.

 

A venda dos calendários representa umas das principais fontes de renda da IBCM. Além de oferecer creche, reforço escolar, educação infantil e alfabetização das crianças, a Instituição trabalha também com assistência a moradores de rua, acompanhamento a gestantes que possuem o vírus - para que a criança não venha a adquirir a doença no parto - e uma ampla campanha de combate à discriminação dos portadores do HIV/Aids.


 
Entram cerca de 150 fotos no calendário, com personalidades de variados setores, explicou Conceição Macedo, que iniciou a IBCM há 20 anos quando ainda trabalhava como técnica de enfermagem no Hospital Roberto Santos e, sensibilizada, começou a ajudar soropositivos abandonados pela família. "Aluguei um quarto para eles e nunca mais parei", conta ela. A idéia do calendário foi do fotógrafo Marcelo Mendonça, que quase sempre cuida pessoalmente de tirar cada fotografia. Do TRT5, já participaram a presidente, desembargadora Ana Lúcia Bezerra Silva, e o desembargador Paulino Couto, seu antecessor no cargo.

 

A IBCM vive exclusivamente de doações e tem uma demanda reprimida de mais 180 crianças que necessitam de assistência e são soropositivas. Dona Conceição explica que a entidade tem vínculos com os principais hospitais da cidade que tratam e fornecem remédios a soropositivos (Hospital das Clínicas, Otávio Mangabeira, Couto Maia e Roberto Santos) e também o Creaids (Centro de Referência Estadual de Aids na Bahia). Segundo ela, as crianças necessitam de uma boa alimentação para, com o uso dos medicamentos, ter chance de vencer o vírus da Aids. "Algumas ficam soronegativas, mas para isso precisam fazer um tratamento de cinco anos", informa.

 

A entidade pode ser visitada: fica na Rua Santa Veruza, n° 108, fim de linha de Pernambués (telefax (71) 3450-9759 / 3450-5769 e e-mail ibcm33@terra.com.br). O site é http://www.ibcmaids.org.br.

 

Ascom TRT5 - 16.05.2011
Evite usar sacola plástica: ela leva até 300 anos para se decompor.