Ministro Horácio recebe homenagens nas Turmas do TST


O ministro Horácio Pires foi substituído pela desembargadora Graça Laranjeira, do TRT5

 

 

 

Os ministros do Tribunal Superior do Trabalho aproveitaram as sessões da última quarta-feira (30) das Turmas para homenagear o ministro Horácio de Senna Pires, que se aposentou esta semana, após 39 anos de magistratura

 

Na Terceira Turma, que foi presidida por Senna Pires, o ministro Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira disse que o TST sentirá falta do seu conhecimento e da solidez de seus conselhos. "Por todos estes últimos anos, nos brindou, Tribunal, ministros, servidores, advogados, partes, a Justiça do Trabalho em digna carreira, com a magnitude de um magistrado na mais alta, segura e profunda compreensão que se possa dar a essa palavra", ressaltou ele.

 

O ministro Márcio Eurico Vitral Amaro se associou às homenagens de Bresciani e lamentou "o sentimento de perda afetiva por tudo que representou o ministro Horácio". A desembargadora Maria das Graças Silvany Dourado Laranjeira, que substituirá Senna Pires até a nomeação do novo ministro, disse que o conheceu desde o tempo em que ele era juiz substituto e agradeceu "a honra e o privilegio de conviver com uma pessoa da envergadura do doutor Horácio".

 

Manifestou-se também o advogado baiano e ex-presidente do TRT5, o desembargador aposentado Roberto Pessoa. O ministro Sena Pires pôde assistir a todas as manifestações de sua casa, ao vivo, pela internet. Presentes à sessão, estiveram a presidente e o corregedor regional do TRT5, desembargadores Vânia Chaves e Valtércio Oliveira, que informaram que o magistrado também será homenageado pelo Tribunal na Bahia, quando retornar à sua terra de origem.

 

O ministro Maurício Godinho Delgado, que se encontra em Genebra (Suíça), participando da 101ª Conferência Internacional da Organização Internacional do Trabalho, prestou sua homenagem ao colega na última sessão em que o ministro Horácio de Senna Pires participou, em 23 de maio.

 

Primeira Turma

Lelio Bentes Corrêa se referiu a Senna Pires como um "grande magistrado, jurista, orador inigualável e, antes de tudo, um grande amigo de todos nós". Walmir Oliveira da Costa afirmou que ele "conhece tudo além do direito, podendo ser classificado de vanguardista, um homem na acepção da palavra". Para o desembargador José Pedro di Camargo Rodrigues de Souza, ele  "reunia em um só homem , a bondade, a sapiência e a inteligência vivaz".

 

Segunda Turma

O ministro Renato de Lacerda Paiva ressaltou a "elegância no trato" do ministro Horácio, além de sua "enorme capacidade de verbalização, muito próprio dos bons baianos". Guilherme Augusto Caputo Bastos ressaltou "os enormes ensinamentos que ele nos trouxe em suas quatro décadas na Justiça do Trabalho". José Roberto Freire Pimenta afirmou que Senna Pires era um magistrado plenamente vocacionado para o exercício da função jurisdicional.

 

Quarta Turma

Luiz Philippe Vieira de Mello Filho lembrou que o ministro Horácio era o juiz mais antigo em atividade na Justiça do Trabalho, com uma postura dedicada e lúcida, analisando meticulosamente seus casos.  Maria de Assis Calsing disse que ele começa "uma nova etapa em sua vida, com a galhardia e o sentimento do dever bem cumprido". Já  Fernando Eizo Ono ressaltou que ele "deixa o exemplo de magistrado para os que estão ingressando na carreira e aos que já estão no exercício".

 

Sétima Turma

O ministro Ives Gandra Martins Filho lembrou que quando se encontrava com Senna Pires dizia-lhe que ele era "o mais ministerial dos ministros", pois, com aquele passo tranquilo e sereno, transmitia "toda a dignidade que dava ao seu cargo". Já Pedro Paulo Manus destacou o lado conselheiro e contador de "causos" do ministro Horácio. Delaíde Alves Miranda Arantes, ao enfatizar a admiração que tinha por ele e por seu trabalho, referiu-se ao ministro como "fervoroso católico, fervoroso cidadão, defensor da cidadania e a da democracia".

 

Oitava Turma

 Dora Maria da Costa falou da "passagem brilhante" do ministro Horácio no TST e lembrou que ele foi "sócio fundador da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho". Já Márcio Eurico Vitral Amaro ressaltou as qualidades "de excelente amigo dentro e fora do TST". A desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria disse que tem certeza da felicidade do ministro Horácio junto a sua família e, principalmente, por ele estar de volta a Bahia.

 

Ascom TST (Augusto Fontenele e Dirceu Arcoverde) e Ascom TRT5 - 1º.6.2012